Notícia
Ucrânia acusa Turquia de comprar trigo roubado pela Rússia
Esta é a segunda acusação de Kiev sobre esta matéria, depois de ter dito que Moscovo estaria também a enviar trigo roubado para a Síria.
A acusação é do embaixador ucraniano em Ancara, que coloca o regime de Erdogan de estar entre os países que estão a comprar cereais roubados à Ucrânia. Vasil Bodnar adiantou também que pediu ajuda às autoridades turcas e à Interpol para descobrir quem está a lucrar com a venda desta matéria-prima roubada, que circula por águas turcas.
Já ontem a embaixada da Ucrânia em Beirute, no Líbano, acusou a Rússia de enviar trigo "roubado" para a Síria, aliada da Rússia.
Esta segunda acusação tem lugar numa altura em que Moscovo está a bloquear mais de 20 milhões de toneladas de cereais da Ucrânia, que o país não consegue exportar devido à presença das embarcações do Kremlin no Mar Negro.
A Turquia, membro da NATO, tem mantido boas relações com a Rússia e está a tentar mediar um acordo entre Moscovo e Kiev para a abertura de um corredor de passagem para os navios comerciais, permitindo assim escoar o trigo produzido na Ucrânia. Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, é esperado na Turquia a 8 de junho, onde irá reunir com o homólogo turco para discutir a possibilidade de um corredor comercial.