Notícia
Acordo para exportar cereais ucranianos prolongado
“Após conversações com ambas as partes, garantimos a prorrogação do acordo que deveria terminar a 19 de março", afirmou o presidente turco, sem especificar a duração desta extensão.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, sem especificar a duração desta extensão, noticiou a AFP.
"Após conversações com ambas as partes, garantimos a prorrogação do acordo que deveria terminar a 19 de março", afirmou o líder turco num discurso emitido pela televisão.
"O acordo sobre o corredor de cereais deveria terminar a partir de hoje. Como resultado de negociações com ambas as partes, prolongámos o tempo. A continuação e estabilidade do acordo é de importância vital", disse Erdogan, também citado pela Europa Press.
Erdogan participou hoje num evento público em Çanakkale, na Turquia ocidental, onde agradeceu à Ucrânia, à Rússia e às Nações Unidas pelo seu envolvimento nas negociações.
Ancara tinha dito anteriormente que esperava uma prorrogação de 120 dias, enquanto a Rússia insistia num acordo de 60 dias para estender o pacto que permite a exportação de produtos agrícolas ucranianos através dos portos do Mar Negro.
O acordo facilitou a exportação de 24 milhões de toneladas de cereais em mais de 1.600 viagens de navios mercantes desde julho passado.
Cinquenta e cinco por cento destes alimentos foram para países em desenvolvimento.