Notícia
Parlamento Europeu recomenda Microsoft, Cisco e Signal para manter comunicações seguras
Ao sugerir o Signal, o Parlamento Europeu está implicitamente a desaconselhar o uso do WhatsApp e do Telegram.
O Parlamento Europeu enviou um email a todo o seu pessoal onde recomenda que passem a usar as soluções que financia, o Microsoft Teams e Cisco Jabber, para manter a segurança das comunicações online, noticia o Euractiv.
O jornal online adianta que os responsáveis do Parlamento Europeu pedem aos seus funcionários, caso não seja possível usarem estas ferramentas que recorram à aplicação Signal para comunicações não sensíveis.
Ao recomendar o Signal, Estrasburgo, está implicitamente a desaconselhar o uso de ferramentas equivalentes como o WhatsApp, detido pela Meta de Mark Zuckerberg, e o Telegram, criado por dois russos e com sede no Dubai. O Signal é controlado por uma fundação sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos.
O email do Parlamento Europeu, adianta o Euractiv, enquadra estas recomendações no contexto dos ataques à infraestrutura de telecomunicações nos EUA, que começaram a ser reportados no final de 2024 e ainda estão em curso, bem como num alegado "aumento da ameaça" às telecomunicações comerciais.
A Comissão Europeia já tinha banido o TikTok dos dispositivos corporativos em março de 2023.