Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia da Ucrânia deverá encolher 20% este ano em caso de cessar-fogo

Estudo do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) indica que, caso se chegue a um acordo para pôr fim ao conflito, a riqueza produzida pela Ucrânia deverá encolher um quinto, antes de recuperar 23% em 2023. Já a Rússia deverá cair 10% este ano e estagnar no próximo.

Lusa_EPA/reuters
31 de Março de 2022 às 08:50
  • ...
A economia da Ucrânia deverá contrair 20% este ano, antes de recuperar em 2023, caso seja negociado um cessar-fogo para pôr fim à invasão russa nos próximos meses. A conclusão é de um estudo feito pelo Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), que indica também que a Rússia deverá cair 10%.

O BERD dá conta de que a maior parte dos conflitos estão a acontecer "em territórios que produzem 60% da riqueza ucraniana", o que quer isso dizer que, mesmo que as duas partes cheguem a um entendimento para pôr fim à guerra, o Produto Interno Bruto (PIB) ucraniano vai sofrer um forte abalo este ano, antes de voltar a crescer.

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, o BERD diz que se gerou "o maior choque de oferta desde, pelo menos, o início dos anos 1970", prejudicando as cadeias de abastecimento de produtos, pressionando o mercado de energia e ameaçando as exportações de alimentos devido a constrangimentos nos setores agrícolas de ambos os países.

As previsões do banco, cuja missão é apoiar a reconstrução e transição de economias centralizadas para economias de mercado em países na Europa de Leste, indicam ainda que cerca de 30% das empresas na Ucrânia interromperam a produção e o consumo de eletricidade tenha caído 40% face aos níveis pré-invasão.

O BERD sublinha que, caso as negociações de paz resultem num entendimento para cessar-fogo nos próximos meses, a reconstrução da Ucrânia pode começar a fazer-se em breve, o que permitiria ao país recuperar do abalo provocado pela guerra e pôr a economia a crescer 23% em 2023.

A previsão está, no entanto, sujeita a grandes riscos, "caso as hostilidades aumentem ou as exportações de gás ou outras matérias-primas da Rússia sejam restringidas", indica a entidade liderada por Suma Chakrabarti.

Já a economia russa deverá encolher 10% este ano e estagnar em 2023, em caso de cessar-fogo. A recessão pode, no entanto, ser mais profunda se a Europa decidir avançar com o embargo às importações de petróleo e gás natural russo.
Ver comentários
Saber mais Ucrânia cessar-fogo economia PIB Rússia invasão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio