Notícia
Banco de Inglaterra mantém expansão monetária e taxas de juro
O banco central do Reino Unido decidiu manter a expansão monetária, naquele que foi o primeiro encontro com Mark Carney como governador.
Os nove membros do Comité de Política Monetária decidiram manter a expansão monetária em 375 mil milhões de libras, cerca de 439,5 mil milhões de euros, tal como era previsto por todos os economistas consultados pela Bloomberg.
Os dados económicos que saíram esta semana demonstram que a economia britânica está a recuperar. Ainda assim, a recuperação ainda é frágil, o que pode obrigar o Comité de Política Monetária a rever a sua política monetária.
“Penso que não há uma grande urgência para fazer algo radical agora”, afirmou Jens Larsen, economista do RBC Capital Markets. “Penso que Carney precisará de criar impacto rapidamente, mas não precisa de o fazer no seu segundo dia. É muito importante no trabalho dele cativar as pessoas”.
O Banco de Inglaterra também manteve a taxa de juro de referência no mínimo de 0,5%, tal como foi previsto por todos os economistas.