Notícia
Peso de jovens estudantes que trabalham é metade da média europeia
Mais de um quarto dos jovens estudantes europeus (26%) tinha um emprego no ano passado. Em Portugal a percentagem não chegava aos 12%.
No ano passado, mais de um quarto dos jovens estudantes europeus estavam empregados. Em Portugal a percentagem não chegou aos 12%.
Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, 25,7% dos jovens europeus entre os 15 e os 29 anos estavam empregados enquanto estudavam e 3% estavam desempregados. Os restantes (71,4%) estavam fora do mercado de trabalho.
Países baixos (74%), Dinamarca e Áustria (46,2%) têm as percentagens mais altas de jovens estudantes com emprego.
A Roménia (2,3%), a Eslováquia (5,8%) e a Hungria (6,1%) apresentam as taxas mais baixas. Portugal surge com a nona taxa mais baixa (11,7%) num conjunto de 27 países, o que corresponde a 92,5 mil pessoas.
Em Portugal, o peso dos jovens estudantes desempregados (ou seja, que procuram ativamente trabalho e não encontram) era de 2,9%, em linha com a média europeia (o que em Portugal corresponde a 23 mil pessoas).
Já o peso dos estudantes que em Portugal estão fora do mercado de trabalho é de 85,4% estando 14 pontos percentuais acima da média europeia. São cerca de 675 mil pessoas.