Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego estabiliza nos 9,8% em Abril

Dados provisórios do INE apontam para uma taxa de desemprego de 9,8% em Abril, a mesma que é confirmada para Março.

Bruno Simão
  • 9
  • ...
A taxa de desemprego situou-se nos 9,8% em Abril, de acordo com os dados provisórios divulgados esta terça-feira, 30 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística.

Trata-se do mesmo valor que o INE tinha anunciado para Março de forma provisória, e que é agora confirmado. A estabilização interrompe a tendência de sete meses consecutivos de quebra em cadeia.

É que, também pela primeira vez em sete meses, não terá sido criado emprego em Maio, mês em que se terá registado, aliás, um ligeiríssimo recuo do número de empregados (-0,07%).

O número de desempregados terá estabilizado em 503,7 mil pessoas.

A taxa de desemprego jovem também está a recuar, mas é ainda de 23%.

Estes dados, mensais, são ajustados de sazonalidade. A informação relativa a Maio será confirmada ou revista pelo INE dentro de um mês.

Dados não ajustados abaixo dos 10%

Na véspera da divulgação dos últimos dados trimestrais do INE o ministro da Economia anunciou que a taxa ficaria abaixo dos 10%. Mas acabou por ser desmentido pelos dados publicados no dia seguinte.

Essa informação trimestral não é absolutamente comparável com os dados mensais, porque a amostra analisada tem características ligeiramente distintas.

Contudo, a informação mensal dá novos sinais de que a economia poderá estar a caminhar para uma taxa abaixo dos 10%.

Em causa estão os dados mensais não ajustados de sazonalidade, que também foram actualizados esta terça-feira, e que também apontam para uma taxa de 9,8% em Março.

A informação do INE relativa ao mês de Maio sugere que esta taxa não corrigida de movimentos sazonais terá ficado abaixo dos dois dígitos pela primeira vez este ano. Mas, mais uma vez, o valor é provisório.

(Notícia actualizada às 12:09 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE desemprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio