Notícia
OCDE diz que desemprego jovem na Europa é uma “questão explosiva”
Secretário-geral da instituição alerta que não há questão “mais explosiva, mais perigosa e mais desestabilizadora” do que uma geração de jovens frustrados.
Angel Gurria, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), considerou, esta quinta-feira, que o desemprego jovem é uma “questão explosiva” na Europa.
“O problema são empregos, empregos, empregos”, reconheceu o responsável, numa entrevista à Bloomberg TV, a partir de Davos, na Suíça. “Não há nada politicamente mais explosivo, mais perigoso e mais desestabilizador do que ter toda uma geração de jovens muito frustrados”.
Com a Zona Euro a sair da sua mais longa recessão de sempre, o desemprego continua a ser um desafio para muitos países europeus, especialmente os mais afectados pela crise financeira dos últimos anos. A taxa de desemprego da área do euro está inalterada em 12,1% desde Abril e quase um quarto da população jovem da região está sem trabalho.
“A questão da desigualdade” é um dos principais tópicos em discussão aqui, em Davos, acrescentou Gurria. “Estas divisões são decorrentes do mercado de trabalho. Olhemos a fundo para o mercado de trabalho”.
Na mesma entrevista, o secretário-geral da OCDE referiu ainda que não vê a deflação como uma ameaça “iminente” para a Zona Euro.