Notícia
Um aluno por secretária e horários reduzidos: as novas regras do regresso às aulas
As orientações enviadas às escolas para o regresso do 11º e 12º ano recomendam um aluno por carteira e intervalos curtos dentro da sala de aula. Horários concentrados entre as 10h e as 17h. Diretores temem que não haja condições em todas as escolas.
As aulas presenciais para os alunos do 11º e do 12º ano são retomadas a 18 de maio e, para isso, o Ministério da Educação enviou uma série de recomendações às escolas.
Funcionamento preferencial entre as 10 horas e as 17 horas, com horários desfasados, redução ou eliminação das pausas, a concentração de horários de manhã ou de tarde para evitar deslocações, ou a distribuição de apenas um aluno por secretária são algumas das orientações dadas a conhecer pelo Diário de Notícias.
Ao jornal Público alguns diretores alertam que nem sempre os espaços físicos das escolas permitem organizar as turmas com o distanciamento recomendado para evitar o crescimento de novos contágios com o novo coronavírus.
Explica o Público que será possível reduzir para metade a carga horária de cada disciplina, até porque há dúvidas sobre a existência de professores suficientes, uma vez que muitos docentes fazem parte de grupos de risco.
Nesse sentido, é admitida a substituição de docentes por outros que tenham disponibilidade na sua componente letiva, a redistribuição do serviço ou mesmo a contratação de docentes em regime de substituição.