Notícia
Vendas de veículos ligeiros na Europa recuaram 2,4% em Maio
O volume de vendas de veículos ligeiros de passageiros novos, no passado mês de Maio, registou uma quebra total de 2,4 % nos países da Europa Ocidental, de acordo com os dados da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), divulgadas em Por
O volume de vendas de veículos ligeiros de passageiros novos, no passado mês de Maio, registou uma quebra total de 2,4 % nos países da Europa Ocidental, de acordo com os dados da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), divulgadas em Portugal pela ANECRA. Os valores acumulados dos primeiros cinco meses de 2007 indicam uma quebra de 1,3 %.
Em Maio, o volume de veículos ligeiros de passageiros novos vendidos no conjunto dos países da Europa Ocidental (União Europeia a 15 e EFTA) correspondeu, em termos absolutos, a um total de 1.337.614 veículos, menos 33.241 unidades que no mês homólogo de 2006, ou seja, uma quebra de 2,4%.
Para esta quebra contribuiu em especial a redução nas vendas de automóveis ligeiros na UE a 15, onde foram comercializados 1.297.208 veículos, menos 33.892 unidades (menos 2,5%) face ao mesmo mês do ano anterior.
Nos países da EFTA (European Free Trade Association), verificou-se um crescimento de 1,6% no volume de vendas, o que corresponde, em termos absolutos à venda de 40.406 unidades, mais 651 unidades que no ano anterior.
De acordo com os dados da ACEA, revelado hoje pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), as maiores quebras de vendas registaram-se na Luxemburgo (-21,0%) e na Dinamarca (17,6 %). Em Portugal registou-se um decréscimo de 1,3%.
Vendas diminuíram 1,3% nos primeiros cinco meses deste ano
Os valores acumulados dos primeiros cinco meses de 2007 indicam uma quebra de 1,3% nas vendas da Europa Ocidental, resultantes de uma diminuição nas vendas de ligeiros na ordem dos 1,4 % na União Europeia a 15 estados-membros e um crescimento de 4,2 % nos países da EFTA.
Segundo os dados da ACESA, entre Janeiro e Maio de 2007 as maiores quebras em termos homólogos ocorreram na Alemanha (com uma redução de 9,6 %) e na Bélgica (menos 7,5 %). Em Portugal registou-se uma redução nas vendas de ligeiros de passageiros de 4% nos primeiros 5 meses deste ano.