Notícia
SpaceX: internet Starlink já pode funcionar em movimento
Empresa de Elon Musk tem autorização para operar o sinal em carros, aviões e navios.
O regulador federal de comunicações dos Estados Unidos, a FCC, deu a 30 de junho luz verde à SpaceX para operar o seu sinal de internet através de satélite em veículos em movimento. Isto significa que a empresa de Elon Musk tem autorização para operar o sinal em carros, aviões e navios - através da Starlink, o seu projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento.
Além da SpaceX, também a Kepler Communications Inc, empresa de telecomunicações, recebeu permissão.
A empresa deverá agora lançar uma nova classe de terminais mais portáteis, que, segundo a SpaceX, será semelhante aos já existentes, mas com ligeiras diferenças, como sensores adicionais.
A SpaceX pretende criar uma constelação de satélites para fornecer serviços de Internet de banda larga e cobertura global a baixo custo. Desde 2019, a empresa lançou cerca de 2.700 satélites e angariou milhares de utilizadores.
Enquanto a maioria dos serviços de internet via satélite provém de satélites em órbita a cerca de 35 mil quilómetros da terra, a Starlink está muito mais perto, a cerca de 550 quilómetros, o que lhe permite reduzir o tempo de viagem de dados entre o utilizador e o satélite.