Notícia
Sócrates quer 45% da energia eléctrica produzida a partir de renováveis
O primeiro-ministro assumiu hoje um novo compromisso para Portugal, em matéria de electricidade: “em 2010, 45% de toda a electricidade consumida terá por base energia renovável”, disse na abertura do debate mensal na Assembleia da República.
O primeiro-ministro assumiu hoje um novo compromisso para Portugal, em matéria de electricidade: "em 2010, 45% de toda a electricidade consumida terá por base energia renovável", disse na abertura do debate mensal na Assembleia da República.
O anterior objectivo do Governo era o de atingir uma proporção de 39%. "Esta meta colocará Portugal na linha da frente das energias renováveis, fazendo do nosso País, a par da Áustria e da Suécia, um dos três países europeus que mais apostam nesta área", disse.
O primeiro-ministro anunciou ainda que o Governo irá lançar um programa de micro-geração para "democratizar a produção de electricidade, tornando-a acessível a todos".
"Na sua própria casa, qualquer um de nós poderá ser não só consumidor mas também produtor de electricidade, vendendo à rede aquilo que não consumir".
Sócrates garantiu igualmente que o Governo vai "apostar no biogás, na biomassa, mas também em todas tecnologias emergentes, como é o caso da energia das ondas" e que amanhã o Conselho de Ministros aprovará a criação de uma zona-piloto, em S. Pedro de Moel (Leiria), para a instalação de projectos experimentais na energia das ondas.