Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Setúbal, montanha e praia numa só região

Luís Laginha de Sousa, presidente da Euronext Lisbon, nasceu e continua a viver em Setúbal, uma cidade onde faz questão de passar uma parte das suas férias. Mas as opções culturais têm potencial para serem desenvolvidas.

31 de Julho de 2012 às 11:00
  • ...
Setúbal conjuga a praia e a serra. Reúne ainda outros aspectos, a nível gastronómico e cultural, que a podem tornar uma boa opção para as férias. É o que considera Luís Laginha de Sousa, presidente da Euronext Lisbon, que nasceu e ainda ali vive. É ali que faz questão de passar uma parte dos seus dias de férias no Verão.

"Nasci em Setúbal e vivo em Setúbal", afirma Luís Laginha de Sousa, para depois explicar esta opção. "É uma cidade com belezas naturais únicas" e que junta as praias à montanha. O presidente da Euronext Lisbon destaca locais como o Portinho da Arrábida e a Península de Tróia, que "é mais de Setúbal do que de outra região", ressalva. "Em Setúbal, toda a paisagem envolvente permite desfrutar da natureza", resume.

Na serra, em Palmela, os visitantes podem encontrar uma "vista fabulosa para Lisboa" e têm ainda a possibilidade de fazer caminhadas ou BTT. Luis Laginha destaca, em Setúbal, outros aspectos que considera indissociáveis das características únicas da região, nomeadamente "a boa gastronomia e tudo o que está associado ao mar".

Já o aspecto cultural tem espaço para ser mais explorado. "Haveria potencial para mais, ao nível cultural", acredita o presidente da Euronext Lisbon. Uma das opções passaria pelo "aproveitamento" das personalidades da cidade. "Há figuras de Setúbal que justificam investir mais tempo para as conhecer", defende Luís Laginha de Sousa. Refere-se a personalidades como Luísa Todi ou Manuel Maria Barbosa du Bocage.

"Estabeleço um paralelo com uma cidade alemã, Hamelin, que tem desenvolvido muito o turismo à volta de uma figura que era encantador de ratos", explica ao Negócios. "Quando penso em Setúbal, lembro-me de figuras que podem ter uma projecção maior e que pode ser somada ao enquadramento paisagístico", completa o responsável máximo pela praça accionista portuguesa.

Contudo, durante este Verão, os visitantes de Setúbal terão ao seu dispor várias actividades, nomeadamente algumas mais populares. Luís Laginha de Sousa destaca a Feira de Santiago, bem como concertos, visitas a espaços museológicos, festivais e outras manifestações musicais. O presidente da Euronext Lisbon acrescenta que, em Setúbal, as companhias de teatro têm, actualmente, peças em exibição.

"Faço questão de passar uma parte dos dias de férias em Setúbal, porque gosto bastante", resume. A opção recai sobre a península de Tróia que "oferece condições ímpares e está próxima da cidade, a cerca de dez minutos". Em Setúbal, os turistas ficam "suficientemente próximos, mas também suficientemente afastados de Lisboa, e podem, assim, recarregar baterias".

Perfil: Dois anos à frente da praça lisboeta

A 1 de Julho de 2010, Luís Laginha de Sousa assumiu o cargo de presidente da Euronext Lisbon, substituindo Miguel Athayde Marques. Luís Laginha de Sousa entrou na companhia, em 2005, como COO ("Chief Operating Officer") e teve responsabilidades no grupo NYSE Euronext, a nível dos serviços de informação e da distribuição de informação corporativa.

Antes de chegar à Euronext Lisbon, foi administrador executivo da Caixaweb e administrador de várias participadas do grupo Caixa, em Portugal e Espanha. Desempenhou funções de director-adjunto de internacionalização no ICEP (Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal).

Quanto à formação académica, tem um MBA da Universidade Católica, onde também concluiu a licenciatura em Economia.

Ver comentários
Saber mais Viagens na minha terra Setúbal Laginha de Sousa Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio