Notícia
Produção industrial da Zona Euro recua 1,4% em Outubro
A produção industrial dos países que compõem a Zona Euro diminuiu 1,4% em Outubro, depois de ter recuado 0,7% no mês anterior, divulgou hoje o Eurostat, o departamento de estatísticas da União Europeia (UE).
Em termos homólogos, a produção industrial na Zona Euro diminuiu 2,7% em Outubro, uma quebra superior aos 0,9% registados em Setembro.
De acordo com os analistas, este decréscimo da produção industrial aumenta a pressão junto do Banco Central Europeu (BCE) para cortar aos juros na Zona Euro, com o objectivo de estimular as economias europeias.
A taxa de juro na Zona Euro situa-se actualmente nos 3,25%, depois de quatro cortes desde o início do ano, num total de 150 pontos base.
Portugal regista segunda maior quebra na produção industrialA produção industrial de Portugal diminuiu 3,6% em Outubro, depois de ter aumentado 1,8% no mês anterior, apresentando a segunda maior quebra mensal entre os países da Zona Euro.
Na Holanda a produção industrial caiu 7,3%, enquanto na Irlanda, a produção aumentou 7,8%.
Na União Europeia, a produção industrial decresceu 1,3% em Outubro, depois da diminuição de 0,8% verificada em Setembro.