Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portas e Aguiar-Branco ouvidos sexta-feira na AR

Os ministros dos Negócios estrangeiros e da Defesa Nacional vão ser ouvidos sexta-feira às 14:30 no Parlamento, em audição conjunta, sobre a situação na Base das Lajes, anunciou hoje o presidente da comissão de Defesa, José Matos Correia.

04 de Dezembro de 2012 às 16:16
  • ...

A audição conjunta reunirá os deputados da Comissão de Defesa e da Comissão dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, presidida pelo deputado socialista Alberto Martins.

A data anunciada pelo social-democrata Matos Correia no início dos trabalhos da comissão de Defesa gerou protestos por parte do PS, que terá três dos seus deputados ausentes (Miranda Calha e José Lello numa reunião da Assembleia Parlamentar da NATO e Marcos Perestrello por licença de paternidade).

"Lamento que não tenha sido possível arranjar outro calendário para esta audição", afirmou o ex-secretário de Estado da Defesa Júlio Miranda Calha, que frisou ter "o maior interesse em acompanhar" o assunto da Base das Lajes.

Matos Correia disse que "já está tudo combinado" com os dois ministros e que "não há outra hipótese".

"Tentei tudo o que me era possível, inclusive pedi à senhora presidente da Assembleia da República para fazer a audição durante o plenário [de sexta-feira, em que há debate quinzenal com o primeiro-ministro] ", acrescentou o deputado do PSD.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, comunicou há duas semanas ao Governo português a intenção de reduzir a presença militar norte-americana na Base das Lajes.

A redução em causa abrange o número de militares e civis norte-americanos presentes nas Lajes, e respectivos acompanhantes, e o número de trabalhadores portugueses directamente contratados e "prevê agora uma fase de transição até ao verão de 2014, momento em que se verificarão os maiores impactos".

No passado dia 30 de Novembro, o ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que Portugal transmitiu a sua "insatisfação" pela redução militar norte-americana na Base das Lajes e que propôs uma reunião extraordinária sobre o assunto, que já foi aceite por Washington.

 

 

              

Ver comentários
Saber mais Portas Aguiar-Branco AR Base das Lajes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio