Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PGR de Angola vai reunir-se com Lucília Gago em Portugal por causa de Isabel dos Santos

O Procurador-Geral da República (PGR) angolano vai encontrar-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, naquela que será a primeira reunião de ambos desde o o caso Luanda Leaks surgiu.

Lusa
22 de Janeiro de 2020 às 17:46
  • ...

O Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, vai encontra-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, segundo adiantou o Expresso

Numa entrevista ao semanário português esta semana, após a divulgação do caso Luanda Leaks, Pitta Grós disse estava a equacionar emitir um mandado de captura à empresária angolana Isabel dos Santos e não descartou a hipótese de colaboração com as autoridades portuguesas.

O general angolano disse que Portugal poderia ser um aliado tanto para dar sequência ao processo de investigação a ex-filha do presidente angolano, Eduardo dos Santos, como à interrogação dos portugueses envolvidos no caso, Jorge Brito Pereira, Paula Oliveira, e Mário Leite da Silva. 

A informação ainda não está na agenda oficial da Procuradora-Geral portuguesa, mas o Expresso e a SIC confirmaram que o encontro se iria realizar com uma fonte oficial em Angola.

A investigação que trouxe o caso à baila, levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ na sigla inglesa), do qual faz parte o Expresso, revelou mais de 700 mil documentos que mostraram que entre maio a novembro de 2017, Isabel dos Santos, presidente da Sonangol, fez com que a petrolífera estatal angolana transferisse pelo menos 115 milhões de dólares de fundos públicos para o Dubai.

No passado domingo, a ex-eurodeputada Ana Gomes acusou a Procuradoria-Geral da República, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de serem "coniventes" com os esquemas alegadamente fraudulentos da empresária angolana Isabel dos Santos.

Ver comentários
Saber mais Angola Portugal Isabel dos Santos Luanda Leaks
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio