Notícia
PGR de Angola vai reunir-se com Lucília Gago em Portugal por causa de Isabel dos Santos
O Procurador-Geral da República (PGR) angolano vai encontrar-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, naquela que será a primeira reunião de ambos desde o o caso Luanda Leaks surgiu.
O Procurador-Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, vai encontra-se com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, na próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, segundo adiantou o Expresso.
Numa entrevista ao semanário português esta semana, após a divulgação do caso Luanda Leaks, Pitta Grós disse estava a equacionar emitir um mandado de captura à empresária angolana Isabel dos Santos e não descartou a hipótese de colaboração com as autoridades portuguesas.
A informação ainda não está na agenda oficial da Procuradora-Geral portuguesa, mas o Expresso e a SIC confirmaram que o encontro se iria realizar com uma fonte oficial em Angola.
A investigação que trouxe o caso à baila, levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ na sigla inglesa), do qual faz parte o Expresso, revelou mais de 700 mil documentos que mostraram que entre maio a novembro de 2017, Isabel dos Santos, presidente da Sonangol, fez com que a petrolífera estatal angolana transferisse pelo menos 115 milhões de dólares de fundos públicos para o Dubai.
No passado domingo, a ex-eurodeputada Ana Gomes acusou a Procuradoria-Geral da República, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de serem "coniventes" com os esquemas alegadamente fraudulentos da empresária angolana Isabel dos Santos.