Notícia
Pedro Reis: "Não nos vamos levantar sem o mercado interno"
O presidente da AICEP sublinhou a dificuldade das empresas consolidarem crescimentos fora do País se enfrentarem problemas no mercado doméstico.
Poucas horas depois de Vítor Gaspar assinalar na carta de demissão o efeito da "queda muito substancial da procura interna" nos desvios do cumprimento de metas que acabaram por "minar" a sua credibilidade enquanto ministro das Finanças, Pedro Reis alertou esta manhã que o País precisa de "vitaminizar a economia interna para dinamizar a economia externa".
Em Guimarães, onde interveio na conferência Portugal Global, organizada pelo Negócios e pela Caixa Geral de Depósitos, o presidente da AICEP sustentou que "o mercado interno está a falhar" e que "não há maneira de suportar uma estratégia de crescimento nas exportações se não houver empresas saudáveis".
E "se deixarmos esboroar a base dessa estratégia, se as empresas tiverem problemas a nível domestico, é difícil consolidar crescimento apenas lá fora", acrescentou Pedro Reis, notando que 37% do PIB assenta nas exportações.
"Podemos chegar aos 40% mas isso não basta para a nossa economia. Temos problemas derivados do processo de ajustamento, mas não nos vamos levantar sem o mercado interno", apontou o líder da agência governamental para as exportações e o investimento externo.