Notícia
Os 10 maiores contratos públicos de 2017
A análise dos dez maiores contratos publicados no portal Base em 2017 permite concluir que a Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares é responsável por dois dos mais elevados. A Câmara Municipal de Matosinhos também surge com dois contratos no top 10. Na lista dos dez maiores, só um foi assinado por ajuste directo.
Refeições escolares
O maior contrato (108,3 milhões de euros mais IVA) publicado em 2017 é da responsabilidade da Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares. Foi assinado com a empresa Uniself - Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados, após concurso público, e tem a duração de três anos.
Modernização da linha da Beira Baixa
A Infraestruturas de Portugal celebrou o segundo contrato mais elevado (51,9 milhões mais IVA) no ano passado. Em causa está a empreitada de modernização da linha da Beira, no troço Covilhã-Guarda, e cujo concurso público foi ganho pela Ramalho Rosa Cobetar.
Refeições escolares
A Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares surge também em terceiro lugar da tabela com mais um contrato (39,5 milhões mais IVA) de aquisição de refeições escolares (lote 2). Neste caso, o concurso público foi ganho pela empresa ICA - Indústria e Comércio Alimentar.
Transporte marítimo nos Açores
O transporte marítimo de passageiros e de viaturas na Região Autónoma dos Açores até 2020 vai custar 37,9 milhões de euros ao governo regional. O contrato foi assinado com a empresa Atlânticoline, SA, após a realização de um concurso público para o efeito.
STCP compra 173 autocarros a gás
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto vai gastar 37,3 milhões (mais IVA) na compra de 173 autocarros movidos a gás para transporte urbano de passageiros e respectivos serviços de manutenção, pelo período de oito anos, prorrogável por mais oito anos.
Recolha de lixo em Matosinhos (Zona poente)
A Câmara de Matosinhos assinou, após concurso público, um contrato de 30,9 milhões (mais IVA) com a empresa Ecorede - Engenharia e Serviços tendo em vista a recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos e de limpeza urbana na zona poente do concelho nos próximos 10 anos.
Gasóleo para centrais termoeléctricas
A empresa Electricidade dos Açores, SA vai gastar 25,6 milhões (mais IVA) na compra de gasóleo para as suas centrais termoeléctricas. O contrato celebrado entre a empresa detida a 50,1% pelo Governo Regional e a Repsol resultou de um concurso público tem a duração de três anos.
Recolha de lixo em Matosinhos (Zona nascente)
A autarquia de Matosinhos surge com outro contrato (24,6 milhões mais IVA) assinado também com a Ecorede. Em causa está a recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana na zona Nascente do concelho durante um período de dez anos.
Sistema de bicicletas partilhadas da EMEL
A EMEL - Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai gastar 23 milhões de euros (mais IVA) na compra do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas na capital. O contrato celebrado com a empresa Órbita, após concurso público, tem a duração de nove anos.
Restauro do Mercado do Bolhão
A Câmara do Porto é responsável pelo único concurso limitado por prévia qualificação entre os dez maiores contratos. Em causa está o "restauro e modernização" do Mercado do Bolhão no prazo de dois anos. A empreitada, de 22,3 milhões, foi ganha pelas empresas Al berto Couto Alves e Lúcio da Silva Azevedo & Filhos.