Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oito em cada dez vouchers de acesso a manuais escolares grátis foram usados

Ministério da Educação estima que os vouchers contribuíram para a poupança de "cerca de 1 milhão de alunos e respetivas famílias". Ao todo, foram emitidos para este ano letivo cerca de 6 milhões de vouchers.

23 de Setembro de 2021 às 19:53
  • ...
O Governo anunciou esta quinta-feira que, dos cerca de 6 milhões de vouchers emitidos para os alunos terem acesso a manuais gratuitos, 80% foram utilizados este ano. O Ministério da Educação estima que os vouchers, emitidos através da plataforma MEGA, contribuíram para a poupança de "cerca de 1 milhão de alunos e respetivas famílias".

"Com o ano letivo em curso, cerca de 6 milhões de vouchers foram emitidos através da plataforma MEGA, prevendo-se que as movimentações que ainda ocorram, por parte das escolas, sejam muito residuais", refere o Ministério da Educação, em comunicado, salientando que, desses 6 milhões de vouchers, "a percentagem de resgates é já de cerca de 80%". 

Segundo o Governo, isso significa que "a esmagadora maioria dos encarregados de educação e/ou alunos levantaram os manuais disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Educação". "Esta é uma medida importante uma vez que representa uma poupança muito significativa nos orçamentos familiares, a cada ano", acrescenta. 

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Governo oferece manuais escolares a todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ano ao 12.º ano) de escolas públicas e privadas com contratos de associação. Apenas os alunos de escolas privadas sem contrato de associação ficam de fora deste programa de gratuitidade e reutilização de manuais.

Para beneficiar dos livros escolares gratuitos, os pais e/ou encarregados de educação têm de se registar na plataforma MEGA ou na app Edu Rede Escolar. Desta forma, terão acesso aos respetivos vouchers para os manuais escolares e à lista das livrarias aderentes, onde pode ser feito o levantamento.

Como os vales são emitidos aleatoriamente, os alunos poderão ter direito a manuais novos ou reutilizados. Os manuais novos são levantados na livraria aderente que cada família escolha, enquanto os manuais reutilizados são levantados na escola que o aluno frequenta.
Ver comentários
Saber mais Ministério da Educação ensino alunos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio