Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IPC diminui 0,1% entre Agosto e Setembro; Inflação homóloga nos 4%

O IPC em Portugal diminuiu 0,1% entre Agosto e Setembro, ao contrário das previsões dos analista que estimavam que os preços se mantivessem inalterados, com a inflação homóloga a igualar os 4% registados no mês anterior, divulgou hoje o INE.

15 de Outubro de 2001 às 15:08
  • ...
O índice de preços no consumidor (IPC) em Portugal diminuiu 0,1% entre Agosto e Setembro, ao contrário das previsões dos analista que estimavam que os preços se mantivessem inalterados, com a inflação homóloga a igualar os 4% registados no mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de inflação média dos últimos 12 meses manteve-se inalterada nos 4,3%, em linha com as estimativas dos analistas, enquanto a taxa de inflação homóloga atingiu os 4%, ficando abaixo dos 4,1% previstos pelos analistas contactados pelo Negocios.pt.

O IPC decresceu 0,1% entre Agosto e Setembro, beneficiando da diminuição de 0,9% nos preços na classe «produtos alimentares e bebidas não alcoólicas», reflectindo «o decréscimo dos preços dos produtos hortícolas, batata e outros tubérculos, da carne e do peixe, essencialmente», explicou o comunicado do INE.

De acordo com o INE, os preços do vestuário e calçado aumentaram 0,5% entre Agosto e Setembro, «em resultado da reposição das novas colecções ao nível do vestuário e calçado».

Inflação homóloga inalterada nos 4%

A taxa de inflação homóloga em Setembro manteve-se inalterada nos 4%, com os preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas a crescerem 5,9% face a mesmo período de 2000, enquanto os custos dos bens e serviços diversos aumentaram 5,8% e os da educação cresceram 4,9%.

Inflação média em Setembro fixa nos 4,3%

A variação média registada no IPC nos últimos 12 meses manteve-se inalterada nos 4,3%, igualando a do mês anterior e as estimativas dos analistas.

De acordo com o INE «destaca-se o abrandamento da taxa de variação média entre Agosto e Setembro nos Transportes e na Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis», enquanto variação média dos preços dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas atingiu os 6,3%, «embora se observe, nos últimos meses, uma diminuição da intensidade de crescimento da mesma».

Índice Harmonizado de preços no consumidor estabiliza em Setembro

O índice Harmonizado de preços no consumidor (IHPC) em Setembro não registou qualquer variação face ao mês anterior, enquanto em relação ao período homólogo se manteve nos 4,1%, representando um acréscimo de uma décima de ponto percentual em relação ao mês anterior.

De acordo com o INE, a variação média dos últimos doze meses atingiu os 4,3%, não registando alteração face ao mês anterior, enquanto «o diferencial entre a inflação portuguesa e a do conjunto dos países da União Económica e Monetária manteve-se inalterado pelo terceiro mês consecutivo», nos 1,5 pontos percentuais.

O Governo prevê que a inflação deste ano e em 2002 se situe entre o intervalo de 2,5% a 3%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio