Notícia
IPC diminui 0,1% entre Agosto e Setembro; Inflação homóloga nos 4%
O IPC em Portugal diminuiu 0,1% entre Agosto e Setembro, ao contrário das previsões dos analista que estimavam que os preços se mantivessem inalterados, com a inflação homóloga a igualar os 4% registados no mês anterior, divulgou hoje o INE.
A taxa de inflação média dos últimos 12 meses manteve-se inalterada nos 4,3%, em linha com as estimativas dos analistas, enquanto a taxa de inflação homóloga atingiu os 4%, ficando abaixo dos 4,1% previstos pelos analistas contactados pelo Negocios.pt.
O IPC decresceu 0,1% entre Agosto e Setembro, beneficiando da diminuição de 0,9% nos preços na classe «produtos alimentares e bebidas não alcoólicas», reflectindo «o decréscimo dos preços dos produtos hortícolas, batata e outros tubérculos, da carne e do peixe, essencialmente», explicou o comunicado do INE.
De acordo com o INE, os preços do vestuário e calçado aumentaram 0,5% entre Agosto e Setembro, «em resultado da reposição das novas colecções ao nível do vestuário e calçado».
Inflação homóloga inalterada nos 4%A taxa de inflação homóloga em Setembro manteve-se inalterada nos 4%, com os preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas a crescerem 5,9% face a mesmo período de 2000, enquanto os custos dos bens e serviços diversos aumentaram 5,8% e os da educação cresceram 4,9%.
Inflação média em Setembro fixa nos 4,3%A variação média registada no IPC nos últimos 12 meses manteve-se inalterada nos 4,3%, igualando a do mês anterior e as estimativas dos analistas.
De acordo com o INE «destaca-se o abrandamento da taxa de variação média entre Agosto e Setembro nos Transportes e na Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis», enquanto variação média dos preços dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas atingiu os 6,3%, «embora se observe, nos últimos meses, uma diminuição da intensidade de crescimento da mesma».
Índice Harmonizado de preços no consumidor estabiliza em SetembroO índice Harmonizado de preços no consumidor (IHPC) em Setembro não registou qualquer variação face ao mês anterior, enquanto em relação ao período homólogo se manteve nos 4,1%, representando um acréscimo de uma décima de ponto percentual em relação ao mês anterior.
De acordo com o INE, a variação média dos últimos doze meses atingiu os 4,3%, não registando alteração face ao mês anterior, enquanto «o diferencial entre a inflação portuguesa e a do conjunto dos países da União Económica e Monetária manteve-se inalterado pelo terceiro mês consecutivo», nos 1,5 pontos percentuais.
O Governo prevê que a inflação deste ano e em 2002 se situe entre o intervalo de 2,5% a 3%.