Notícia
Inflação em Portugal volta a ser nula em agosto
Depois de se ter fixado em 0,1% nos dois meses anteriores, a taxa de inflação passou para 0% em agosto.
O crescimento dos preços em Portugal voltou a recuar no mês de agosto, depois de ter estabilizado em 0,1% em junho e julho.
Segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 31 de agosto, o índice de preços no consumidor registou uma variação nula, em termos homólogos, depois da subida ligeira de 0,1% observada no mês anterior.
"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido nula em agosto de 2020, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao registado em julho", lê-se na estimativa rápida divulgada hoje.
No mesmo sentido, a inflação subjacente – que exclui os preços mais voláteis dos produtos alimentares não transformados e da energia – também recuou de 0,1% para 0%.
Na comparação com o mês anterior, o índice de preços no consumidor desceu 0,2%, depois da quebra de 1,3% registada em julho.
A confirmar-se esta primeira leitura do INE para a inflação em agosto, a evolução dos preços em Portugal voltou a aproximar-se de território negativo. Em junho fixou-se em território positivo pela primeira vez desde fevereiro, depois das variações negativas registadas em maio e abril e da variação nula dos preços em março.
A segunda leitura, com os dados mais detalhados, será publicada pelo INE no próximo dia 10 de setembro.