Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Incêndio no festival "Andanças" destruiu 422 viaturas (act)

Várias Centenas de viaturas ficaram hoje danificadas devido ao incêndio nas imediações do festival "Andanças", em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, que não causou danos pessoais.

Correio da Manhã
03 de Agosto de 2016 às 17:10
  • 18
  • ...

O incêndio que deflagrou hoje num parque de estacionamento nas imediações do festival "Andanças", em Castelo de Vide, destruiu 422 viaturas e danificou parcialmente outras nove, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

 

O incêndio foi já dominado, segundo informação da Protecção Civil e da GNR pelas 16:40. Questionada pela Lusa, fonte da organização indicou à Lusa, cerca das 16:50, que ainda não estava decidido se o festival terá ou não de ser cancelado.

 

"O recinto do festival não esteve em perigo, nem foi evacuado", explicou a fonte, indicando, contudo, que as autoridades aconselharam os festivaleiros a abandonar o local, por precaução.

 

O fogo propagou-se à zona limítrofe do parque de estacionamento e obrigou à mobilização de 159 operacionais, com o apoio de 42 viaturas e quatro meios aéreos. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o alerta foi dado às 15:00.

 

Fonte da organização disse à Lusa que o incêndio começou na zona do estacionamento que serve o festival e que arderam algumas viaturas. O comandante distrital de operações de socorro, Belo Costa, indicou não haver registo de danos pessoais, mas "prejuízos materiais enormes".

"Estavam quatro mil pessoas no recinto, que foram retiradas por precaução", referiu Belo Costa, frisando que foi acionado o plano de emergência do festival e que "funcionou".

Segundo os bombeiros e a GNR, o fogo teve origem numa viatura num dos parques de estacionamento, que fica localizado a "algumas centenas de metros" do recinto do festival.

A organização do festival "Andanças" tem um seguro que cobre os danos resultantes do incêndio, referiu a responsável pela Coordenação Executiva e Sustentabilidade do evento. "A organização tem um seguro que cobre os danos e agora estamos em contacto com a seguradora para avaliar tudo", disse aos jornalistas, no local, Graça Gonçalves, pouco depois das 17:00.

"Sabemos apenas que ele [o incêndio] deflagrou no parque de estacionamento, supostamente num carro que se incendiou e depois teve um efeito de contágio, atingindo várias dezenas ou mesmo centenas de carros. Não podemos avançar um número porque essa peritagem está ainda a decorrer", afirmou o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita.

O autarca referiu tratar-se de uma "situação catastrófica, pela dimensão que teve, do ponto de vista dos prejuízos materiais, que são avultados".

 

O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

 

Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.

(notícia actualizada com número de automóveis destruídos)

Ver comentários
Saber mais Festival Internacional de Danças Populares Protecção Civil incêndio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio