Notícia
Fed corta taxa de juro em 50 pontos base
A Reserva Federal norte-americana (Fed) cortou a taxa de juro americana em 50 pontos, um valor acima do esperado pelos analistas que, na sua maioria, estimavam uma redução de 25 pontos base. A principal taxa de juro situa-se agora nos 1,25%.
O aumento do desemprego, a queda da confiança dos consumidores para níveis dos últimos nove anos e a quebra da produção industrial são os factores que podem ter influenciado a entidade monetária norte americana a efectuar este movimento
A economia americana cresceu 3,1% no terceiro trimestre do ano, um valor que superou os 1,35 registados no segundo trimestre, mas abaixo dos 3,7% esperados.
Os economistas prevêem que o Produto Interno Bruto (PIB) americano, no último trimestre do ano, registe uma expansão de 2,2% e pensão que este movimento descendente da taxa não seja suficiente para estimular a retoma económica.
Um grupo privado de economistas considerou hoje que ainda é cedo para concluir que a economia norte-americana saiu da recessão iniciada em 2001, pois os últimos indicadores económicos têm sido divergentes.