Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha e Portugal afinam datas do MIBEL na próxima cimeira

Os Governos espanhol e português continuam a trabalhar no calendário estabelecido entre os dois países para a criação do mercado ibérico de electricidade (MIBEL) em 2004, disse o ministro da Economia espanhol, acrescentando que as datas serão fixadas em O

08 de Setembro de 2003 às 16:23
  • ...
Os Governos espanhol e português continuam a trabalhar no calendário estabelecido entre os dois países para a criação do mercado ibérico de electricidade (MIBEL) em 2004, disse o ministro da Economia espanhol, acrescentando que as datas serão fixadas em Outubro, quando se realizar a cimeiro luso-espanhola.

Rodrigo Rato esclareceu que na cimeira luso-espanhola deste ano, prevista para Outubro, ficarão decididas questões pendentes com a fixação de datas concretas.

Confrontado com a intenção de Espanha de atrasar a sua data interna para acompanhar o calendário português, Rodrigo Rato limitou-se a reconhecer que os dois países tem datas diferentes.

«O Governo português tem uma série de datas de liberalização. Em alguns casos as suas decisões definiram datas posteriores às espanholas, mas em qualquer caso os objectivos são os mesmos», disse, citado pela Reuters.

Na semana passada, o jornal Expansión, sem citar fontes, noticiava um adiamento da data final de liberalização da electricidade em Espanha no sentido de a fazer coincidir com a data portuguesa de Julho de 2004, atribuindo a decisão aos «atrasos» de Portugal neste processo.

Na altura, o Ministério da Economia português afirmou desconhecer qualquer intenção do Executivo espanhol de alterar as datas acordadas na cimeira luso-espanhola do ano passado. Todos os consumidores espanhóis já podem eleger o seu fornecedor desde 1 de Janeiro deste ano.

No entanto, esta possibilidade estaria, de acordo com o Expansión, a ser vista como uma desvantagem para as eléctricas espanholas que só poderiam entrar no mercado em português no segundo semestre do próximo ano.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio