Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia de Espanha cresceu 2,5% no ano passado

A economia espanhola cresceu 5,8% em 2022 e a estimativa do Governo de Espanha era de um aumento do PIB de 2,4% em 2023.

DR
Lusa 26 de Março de 2024 às 11:33
A economia espanhola cresceu 2,5% no ano passado, menos 3,3 pontos do que em 2022, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística de Espanha (INE), que confirmou assim uma estimativa anterior.

No último trimestre do ano passado, entre setembro e dezembro, a economia espanhola cresceu 0,6%, mais duas décimas do que nos três meses anteriores, confirmou o INE.

Comparando com o mesmo período de 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha aumentou 2% entre outubro e dezembro do ano passado.

Segundo o INE, a procura interna (consumo e investimento) contribuiu com 1,7 pontos para o crescimento do PIB de Espanha no ano passado, enquanto a procura externa (a diferença entre exportações e importações) contribui com 0,8 pontos.

Nos dois casos houve uma quebra em relação a 2022 (menos 1,2 pontos na procura interna e menos 2,1 na procura externa).

A economia espanhola cresceu 5,8% em 2022 e a estimativa do Governo de Espanha era de um aumento do PIB de 2,4% em 2023.

A Comissão Europeia estimou em fevereiro passado um crescimento do PIB de Espanha de 1,7% em 2024.

Bruxelas justificou que, do ponto de vista externo, é expectável um abrandamento "do ímpeto" do turismo, ao mesmo tempo que a economia de Espanha continuará a ter o impacto de uma situação "ainda débil" dos principais parceiros comerciais do país, o que limitará "o dinamismo das exportações".

"No plano interno, o impacto diferido das subidas das taxas de juro deverá pesar sobre a procura interna, especialmente à luz dos rácios da dívida interna e externa em relação ao PIB, ainda elevados, embora em diminuição", acrescentou a CE.

Ainda assim, segundo a Comissão Europeia, será no consumo e no investimento que se baseará o crescimento da economia espanhola este ano.

A previsão de Bruxelas é que o consumo privado resulte de "novos ganhos de rendimento real" e da "utilização parcial do ainda elevado nível de poupança" das famílias espanholas.

Para 2025, a previsão da CE é que a economia espanhola cresça 2%, com um aumento do investimento e da procura externa.

Quanto à inflação, que em 2023 foi em média 3,4% em Espanha, deverá moderar-se para os 3,2% este ano e para os 2,1% em 2025, segundo as previsões europeias.

Bruxelas reduziu, nas mesmas previsões, as perspetivas de crescimento para este ano na zona euro (conjunto e países que têm a moeda única), estimando que o PIB avance 0,8%. Já no conjunto da União Europeia (UE) a previsão é de um crescimento de 0,9%.

Quanto a Portugal, a Comissão Europeia prevê que o PIB cresça 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025.



MP // SB

Lusa/Fim
Ver comentários
Saber mais Economia Espanha Economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio