Notícia
Dormidas turísticas sobem 0,5% em Portugal
Os estabelecimentos hoteleiros recenseados em Portugal registaram, entre Janeiro e Julho deste ano, um total de 19,2 milhões de dormidas, o que significa um aumento de 0,5% face a igual período de 2002, anunciou hoje o INE.
De acordo com os dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a «variação positiva é justificada, em parte, pelo aumento das dormidas dos residentes no estrangeiro em relação a Julho de 2003», de 3%.
Já os residentes nacionais foram responsáveis por um decréscimo homólogo mensal de 1,8% no em Julho. Ainda assim, acrescenta o comunicado do INE, tal revela «uma melhoria face ao mês anterior».
Nos primeiros sete meses deste ano os turistas nacionais, que perfizeram 29,2% das dormidas registadas, foram responsáveis por uma quebra de 2,6% face a igual período acumulado de 2002, para 5,6 milhões.
Os turistas estrangeiros, que efectuaram 70,8% das dormidas hoteleiras nos primeiros sete meses de 2003 registaram, por seu turno, um aumento de 1,8% face a igual período de 2002, para 13,6 milhões.
Por tipos de estabelecimentos, «os hotéis, os hotéis-apartamentos, os apartamentos turísticos e as pensões concentram cerca de 90,6% do total das dormidas observadas» entre Janeiro e Julho deste ano.
Por regiões, apenas o arquipélago da Madeira, o Algarve e o Centro verificaram aumentos no número total de dormidas, de 3,3%, 2,1% e de 1,1%, durante o período em análise.