Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Detidos, contentores queimados e barricadas em confrontos no centro de Madrid

Pelo menos duas pessoas foram detidas e várias ficaram feridas em confrontos registados na noite de hoje na Puerta del Sol e ruas próximas, em Madrid, entre manifestantes e agentes policiais.

12 de Julho de 2012 às 00:27
  • 2
  • ...
Num dia em que já se tinham registado oito detidos e mais de 70 feridos, os confrontos ocorreram depois de centenas de pessoas, que participaram na manifestação dos mineiros em frente ao Ministério do Industria, terem caminhado para Puerta del Sol.

Um forte dispositivo policial acabou por carregar sobre os manifestantes, que incendiaram contentores tentando instalar barricadas em alguns pontos da praça e nas ruas das imediações, incluindo a Calle Preciados.

A polícia chegou a fechar as bocas de metro na praça e a fechar as saídas do El Corte Inglés para a Puerta del Sol, deixando clientes e funcionários no interior da grande superfície comercial.

A manifestação que foi, inicialmente, de apoio aos mineiros, alargou-se depois para se tornar um protesto contra o novo ajuste de 65.000 milhões de euros anunciado hoje no parlamento pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy.

Pouco depois das 22:15 (21:15 em Lisboa), alguns radicais incendiaram caixotes e contentores do lixo, tanto na rua Carretas como na Preciados.

Os incêndios foram controlados pouco tempo depois e os agentes perseguiram alguns manifestantes até à zona da Praça Tirso de Molina, tendo-se ouvido disparos, ao que tudo indica de balas de borracha.

Os motivos da carga policial inicial ainda não estão totalmente claros, havendo alguns relatos de provocações aos agentes por parte de jovens identificados como sendo "anti-sistema".

Alguns relatos nas redes sociais, incluindo de jornalistas, referem, porém, que a carga começou "sem qualquer motivo", como relata o jornalista Hector Juanety no seu "feed" do "Twitter".

Ver comentários
Saber mais Espanha mineiros manifestação confrontos Madrid
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio