Notícia
Défice orçamental fixa-se em 3,9% em 2006
O défice orçamental fixou-se nos 3,9% do PIB em 2006, anunciou hoje o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. O valor apurado fica abaixo dos 4,6% previstos no Orçamento de Estado para 2006 e das previsões enviadas pelo Executivo de José Sócr
O défice orçamental fixou-se nos 3,9% do PIB em 2006, anunciou hoje o ministro das Finanças. O valor apurado fica abaixo dos 4,6% previstos no Orçamento de Estado para 2006 e das previsões enviadas pelo Executivo de José Sócrates para Bruxelas. Fernando Teixeira dos Santos salientou que o valor atingido "ocorreu sem o recurso a receitas extraordinárias".
O ministro das Finanças prevê para 2007 um défice orçamental de 3,6% mas a anterior estimativa para este ano era de 3,7%.
O mesmo responsável divulgou esta informação no porto, afirmando que são dados do INE que acabou de receber. Sublinhou que o objectivo do Governo era um défice de 4,6% e salientou que o valor atingido "ocorreu sem recurso a receitas extraordinárias".
Teixeira dos Santos afirmou ainda que "seria injusto dizer que se deve apenas a uma redução da despesa de investimento" que admite "mas que se deve também à redução da despesa corrente".
Questionado sobre a proposta recentes de redução dos impostos avançadas pelo PSD e por alguns economistas afirmou que " seria irresponsável fazê-lo enquanto o défice não ficar bem abaixo dos 3%"