Notícia
Crude pouco alterado com o afastamento de uma acção militar no Iraque
O crude seguia hoje pouco alterado com a expectativa de que não haverá intervenção militar no Iraque, depois de ontem Saddam Hussein ter aceite a resolução das Nações Unidas sobre a entrada dos inspectores no país.
O embaixador iraquiano anunciou ontem que irá cumprir com as condições impostas pelas Nações Unidas sobre a entrada dos inspectores, agendada para o próximo dia 23 de Dezembro. Esta notícia levou os preços de petróleo a baixarem durante o dia de ontem.
Em Nova Iorque, o crude, para entrega em Dezembro, seguia praticamente inalterado nos 25,20 dólares (25,03 euros), com uma variação de 0,04%.
O «brent», ou petróleo do Mar do Norte [CO1], para entrega em Dezembro, atingia os 22,79 dólares (22,64 euros), a subir 0,4%.
As Nações Unidas avançaram com a data de 21 de Fevereiro para a entrega do relatório sobre o desarmamento militar no Iraque, o que afasta a eventualidade de uma intervenção militar por parte dos Estados Unidos ainda este ano.
A aceitação das condições impostas pelas Nações Unidas ao Iraque serão testadas a 8 de Dezembro, altura em que a resolução requer que o país apresente uma descrição do seu programa de armamento.