Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China ultrapassa Japão e torna-se segundo maior investidor mundial em I&D

A China ultrapassou o Japão e tornou-se no segundo maior investidor mundial em Inovação e Desenvolvimento (I&D), a seguir aos Estados Unidos, noticia hoje o Financial Times, com base num estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

Negócios negocios@negocios.pt 04 de Dezembro de 2006 às 10:42

A China ultrapassou o Japão e tornou-se no segundo maior investidor mundial em Inovação e Desenvolvimento (I&D), a seguir aos Estados Unidos, noticia hoje o Financial Times, com base num estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O estudo calcula que o investimento total da China em I&D neste ano será de 136 mil milhões de dólares (101.99 mil milhões de euros), mais 20% que em 2005.

O investimento chinês ultrapassa assim os 130 mil milhões de dólares (9 7,49 mil milhões de euros) do Japão, mas situa-se ainda muito abaixo dos 300 mil milhões de dólares (224.99 mil milhões de euros) dos Estados Unidos.

"O investimento chinês tem vindo a crescer rapidamente desde há algum tempo, mas é surpreendente que tenha ultrapassado o Japão tão rapidamente", afirmou Dirk Pilat, director da Divisão de Ciência e Tecnologia da OCDE, citado pelo  "Financial Times".

O responsável disse também que a China canaliza a maioria do investimento em I&D para actividades de desenvolvimento que visam alterar produtos estrangeiros para o mercado chinês, em vez de apostar em inovação científica de base.

No entanto, segundo Pilat, a China é cada vez mais palco de investigações científicas originais, à medida que as multinacionais transferem operações de I&D para o gigante asiático, graças ao elevado número de cientistas que as universidades chinesas formam todos os anos.

"Existem sinais de que a China está a começar a desenvolver I&D de base e original", apontou Pilat.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio