Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Braga não quer ser só a Roma, mas também a Viena portuguesa

A terceira cidade do País vai promover-se como um destino para o turismo de negócios, ao integrar toda a oferta pública e privada.

28 de Fevereiro de 2012 às 19:18
  • ...
Conhecida como "a Roma portuguesa", em virtude da influência da Igreja Católica e pela força do turismo religioso, Braga quer combater a sazonalidade e afirmar-se agora no turismo de negócios, onde a cidade de referência é Viena, que lidera há cinco anos consecutivos o ranking do International Congress & Convention Association.

A "BragaCongress.com", que será lançada oficialmente na quinta-feira na Bolsa de Turismo de Lisboa, é uma plataforma que integra "todas as respostas que um organizador de congressos e eventos precisa", desde salas para conferências, espaços para a realização de eventos e feiras, serviços de apoio, hotéis, transportes e acessibilidades.

De acordo com a informação enviada ao Negócios, o objectivo é colocar Braga, uma cidade de tamanho médio, como "um foco de atracção junto dos vários agentes ligados à indústria de congressos, a nível nacional e internacional".

Consciente que este segmento é uma "alavanca importante em termos económicos" e exige uma "promoção diferenciada e muito focada", este projecto agrega vários "players" numa rede que integra a oferta pública e privada para este segmento, partilhando os custos inerentes à constituição do produto e da marca.

Imagem única e potencialidades

Na "BragaCongress.com" estão já integrados o município, o Parque de Exposições de Braga (nesta primeira fase é a "instituição pivot"), o Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Associação Industrial de Braga, os hotéis Bom Jesus, Melia e Turismo, e a Quinta do Esquilo.

A nova marca acena já com algumas ferramentas: a imagem criada, o portal de congressos, feiras e eventos, apresentação em feiras de turismo, uma “fam trip” para a visita técnica de operadores turísticos e inserção publicitária em imprensa da especialidade.

Entre os argumentos apresentados está a proximidade com o aeroporto Sá Carneiro – segundo um estudo recente, 37% são passageiros de negócios no Norte do País –, a história bimilenar e o património cultural da cidade e as prestigiadas instituições de investigação, como as Universidades do Minho e Católica e o recém-criado Laboratório Internacional de Nanotecnologia.

Os kartódromo e autódromo, os equipamentos de lazer e desporto, e a proximidade à Serra do Gerês e ao mar, que fica a sensivelmente 30 quilómetros, são outros dos atractivos acenados pela "BragaCongress.com".
Ver comentários
Saber mais Braga congressos portal hotelaria turismo negócios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio