Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos internacionais continuam a reduzir exposição a Portugal

Os bancos da Zona Euro voltaram a reduzir a exposição aos organismos emitentes de dívida pública de Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha e Itália, durante o segundo trimestre do ano. Ao mesmo tempo, reforçaram a exposição à Alemanha e França.

22 de Outubro de 2012 às 16:56
  • 5
  • ...
Os dados provisionais divulgados pelo Banco Internacional de Pagamentos (BIS, na sigla inglesa) demonstram que os bancos da Zona Euro estão a reduzir a exposição aos emitentes de dívida pública de Portugal, Irlanda, Grécia Espanha e Itália.

Durante o segundo trimestre, os bancos com sede na Zona Euro "voltaram a reduzir" a exposição aos emitentes dos países mais afectados pela crise orçamental europeia em 7%, ou em 16 mil milhões dólares, para 201 mil milhões de dólares, diz o BIS que cita os dados que divulga hoje.

“Ao mesmo tempo, tanto os bancos da Zona Euro como outros bancos alteraram a sua exposição a outros países Zona Euro com a exposição estimada ao sector público da Alemanha e França a crescerem mais”, lê-se no relatório divulgado segunda-feira.

Em termos globais, o BIS dá conta de uma tendência de redução da exposição dos bancos à dívida de países estrangeiros desenvolvidos.

Entre o final de Março e o fim de Junho, a exposição dos bancos à dívida soberana da Zona Euro caiu 1,9%, ou 596 mil milhões de dólares, para 29,4 biliões de dólares, diz o BIS que cita os dados dos bancos que reportam as suas posições de crédito ao regulador.
Ver comentários
Saber mais BIS Bank for Internacional Settlements
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio