Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rede Aga Khan agradece a Cavaco apoio à comunidade ismaelita em Portugal

Nazim Ahmad, representante em Portugal da Rede Aga Khan, foi recebido esta terça-feira, 16 de Fevereiro, pelo Presidente da República. Adriano Moreira, que ajudou a trazer para Portugal a sede da comunidade, também esteve presente.

16 de Fevereiro de 2016 às 15:50
  • ...
O representante em Portugal da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, Nazim Ahmad, agradeceu esta terça-feira, 16 de Fevereiro, ao Presidente da República, Cavaco Silva, "todo o apoio" dado ao trabalho desenvolvido pela comunidade ismaelita em Portugal.

Nazim Ahmad esteve em audiência no Palácio de Belém, tendo sido recebido juntamente com Adriano Moreira, que ofereceu ao Presidente da República uma edição d' Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Cavaco Silva recebeu Nazim Ahmad, da Rede Aga Khan, e Adriano Moreira no Palácio de Belém.
Cavaco Silva recebeu Nazim Ahmad, da Rede Aga Khan, e Adriano Moreira no Palácio de Belém. Luís Filipe Catarino/Presidência da República
No final, o representante em Portugal da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento explicou que quis "agradecer ao Presidente da República todo o apoio directo" dado a todos os trabalhos que a comunidade desenvolveu nos últimos 30 anos em Portugal.

"Tive oportunidade também de lhe fazer referência sobre a nossa presença cá e a sede que vai ser implementada, que já foi aprovada em Portugal, e para lhe garantir que todos os investimentos que vão ser feitos vão ser em benefício de Portugal e dos portugueses", disse ainda.

Em Janeiro, Nazim Ahmad tinha declaro ao Negócios que "Portugal vai ser sede global do Imamat. É a partir de Lisboa que se vai gerir a comunidade de 15 milhões de ismailis espalhados pelo mundo. Haverá muitos interesses da comunidade mundial a investir em Portugal". A par dos efeitos directos, espera-se também o alargamento do leque de projectos que a instituição passará a apoiar, através da Fundação Aga Khan. 

Em Junho de 2015, foi assinado o acordo que estabeleceu a sede da comunidade Ismaelita em Portugal, tendo o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, considerado que este constitui um novo impulso para a investigação de alto nível nas universidades e institutos portugueses.

Após sublinhar o "modelo de participação cívica e de consciência social" que esta comunidade oriunda de um ramo do islão xiita desenvolve em Portugal, onde está presente desde 1983, Rui Machete destacou a importância da "Rede Aga Khan para o Desenvolvimento" no panorama internacional e "conhecida" pelos portugueses.

Adriano Moreira foi neste processo um elemento activo nas negociações para que a sede pudesse ficar em Portugal. 

Investigação negócios
Aga Khan com super benefícios fiscais 
A sede da comunidade ismaelita virá para Lisboa com benefícios fiscais para a igreja e o seu líder, o magnata e príncipe Aga Khan, atribuídos ao abrigo do estatuto diplomático, como se de um Estado estrangeiro se tratasse. O projecto trará mais empregos e apoios sociais e científicos. Reveja o trabalho de investigação publicado em Janeiro pelo Negócios: 

Estado dá super benefícios fiscais para atrair príncipe Aga Khan

"Santa Sé" da comunidade ismaelista em Lisboa: "A população portuguesa vai ser muito beneficiada"

A longa marcha de Karim
Ver comentários
Saber mais Aga Khan rede Portugal ismaelita Portugal Cavaco Silva Adriano Moreira Nazim Ahmad
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio