Notícia
Advogado do Diabo com Carlos Tavares: “É muito difícil no atual sistema fiscal avançar com a simplificação"
No programa desta semana, o economista e ex-ministro pede a criação de uma comissão técnica para discutir a reforma fiscal e não mostrou particular ânimo com o programa de 30 medidas apresentado pelo Governo.
O economista e ex-ministro Carlos Tavares assinou um artigo de opinião com o antigo Presidente da República Cavaco Silva onde pede a criação de uma comissão técnica para discutir, com urgência, a reforma fiscal. No programa Advogado do Diabo, não mostrou particular ânimo com o programa de 30 medidas apresentado pelo Governo.
Ainda que reconheça que todas as medidas de simplificação são bem-vindas, o também coordenador do Observatório de Políticas Económicas e Financeiras da Sedes sublinha que ""é muito difícil no atual sistema conseguir uma simplificação".
"A perda de coerência [do sistema fiscal] criou um esforço fiscal excessivo, sublinha, lembrando que 35 anos depois voltámos à estaca zero no que toca à reforma fiscal. Carlos Tavares frisa também que "a criação de uma comissão da reforma fiscal, com um cunho técnico, não significa retirar a discussão do fórum parlamentar".
Já o advogado Luís Miguel Henrique acredita que "fazer uma reforma fiscal e da administração pública ao mesmo tempo é quase impossível", dado que não existe ambiente político para tal, mas sublinha que a criação de uma comissão técnica para a reforma fiscal daria um trunfo ao Governo nas várias disputas eleitorais que terá pela frente.