Notícia
Admirável Mundo Novo na Casa da Música a 12 de Junho
"Admirável Mundo Novo: O Futuro Chegou Cedo Demais" é o mote do próximo ciclo de encontros da Fundação Francisco Manuel dos Santos. A viagem pela "vida inteligente" começa na Casa da Música, no Porto, a 12 de Junho.
Aldous Huxley
O aviso que o autor de "Admirável Mundo Novo" fez à Humanidade, há já mais de meio século, serve de ponto de partida para o próximo ciclo de encontros da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que será hoje apresentado na Casa da Música, local que acolherá a primeira sessão do ciclo, a 12 de Junho.
"O futuro chegou-nos cedo demais? Os sensores comandam-nos a vida? A tecnologia inclui-nos, ou aliena-nos?" Eis algumas das perguntas de lançamento para um encontro que terá quatro painéis de debate: "Eu Digital", "Vida Inteligente", "Economia 2.0" e "República Digital".
Robótica, 3D, drones, "biohacking", são alguns dos termos e conceitos a explanar por cerca de uma dúzia de especialistas mundiais sobre o universo do digital e o impacto das tecnologias na sociedade actual e futura, entre os quais David Brin (auto do romance "The Postman"), Evgeny Morozov (redactor convidado na revista americana "The New Republic"), Ellen Jorgensen (co-fundadora e directora executiva do Genspace) e Bruce Sterling (conhecido pelos seus dez romances de ficção científica).
A conferência de abertura do encontro será proferida por Manuela Veloso, Herbert A. Somin Professor em "Computer Science and Robotics" na Carnegie Mellon University.
O encerramento do primeiro encontro "Admirável Mundo Novo" ficará a cargo de Alexandre Soares dos Santos, patriarca da família que controla o grupo Jerónimo Martins e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Trata-se da primeira vez que esta fundação realiza um dos seus grandes encontros fora de Lisboa. "A realização deste encontro na cidade do Porto é reveladora da nossa vontade de descentralizar tanto quanto possível as nossas diversas iniciativas", enfatizou Nuno Garoupa, presidente da instituição, adiantando que, "a seguir ao Porto, várias cidades do País irão acolher outros eventos organizados pela fundação".