Notícia
Administração Bush e seis instituições financeiras com novo plano para hipotecas
O Bank of America, o Citigroup e quatro outras entidades norte-americanas de concessão de crédito anunciaram hoje novas medidas destinadas a ajudar os tomadores de empréstimos à habitação que, devido ao incumprimento das suas prestações, se arriscam a per
O Bank of America, o Citigroup e quatro outras entidades norte-americanas de concessão de crédito anunciaram hoje novas medidas destinadas a ajudar os tomadores de empréstimos à habitação que, devido ao incumprimento das suas prestações, se arriscam a perder as suas casas.
O secretário do Tesouro, Henry Paulson, e as seis instituições financeiras decidiram congelar durante 30 dias as execuções de hipotecas, enquanto estão a analisar a alteração de alguns termos dos empréstimos.
Paulson e o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Alphonso Jackson, anunciaram hoje que o "Projecto Lifeline" ajudará a estabilizar as comunidades afectadas pelo incumprimento nos pagamentos das prestações dos seus créditos à habitação.
"O Projecto Lifeline tem potencial para oferecer novas soluções a proprietários de casas responsáveis, que desejam manter as suas habitações", afirmou Paulson em conferência de imprensa, citado pela Bloomberg. "Enquanto a nossa economia passa por este difícil período, procuraremos oportunidades adicionais para tentarmos impedir execuções hipotecárias que podem ser evitadas", salientou.
Em comunicado, as entidades financeiras envolvidas neste plano anunciaram que o plano começará com uma carta aos proprietários com mais de 90 dias de atraso nos pagamentos das prestações, com procedimentos que lhes permitirão que o processo de execução hipotecária fique em modo de "pausa". Os proprietários terão 10 dias para responderem à carta e prestar informação financeira adicional, de forma a que a entidade credora possa avaliar novas opções de pagamento, refere a Bloomberg.
A JPMorgan Chase & Co, a Wells Fargo, a Washington Mutual e a Countrywide Financial Corp também fazem parte do plano.
Paulson afirmou que estas seis entidades que participam neste novo plano para empréstimos à habitação representam 50% do mercado hipotecário dos Estados Unidos. O secretário do Tesouro espera que mais entidades decidam integrar este projecto.
Segundo a CNN Money, apesar do anúncio do "Projecto Lifeline" ter sido feito em tom de optimismo, a Administração Bush advertiu que se trata apenas de uma medida de melhoria e que não garantirá ajuda a todos os proprietários de casas que correm o risco de as perder.