Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: Draghi no Conselho de Estado, a ruptura no BPI e as críticas de Juncker

Marcelo convidou e Draghi aceitou. O líder do BCE vai estar no Conselho de Estado de 7 de Abril. O CaixaBank anunciou a ruptura com Isabel dos Santos e Juncker criticou a passividade da Europa nas questões do terrorismo.

Reuters
24 de Março de 2016 às 20:00
  • ...

Draghi no Conselho de Estado. Mario Draghi vai estar, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro Conselho de Estado que vai presidir. O encontro, que também contará com Carlos Costa, decorre dentro de duas semanas, a 7 de Abril. "O Presidente da República convidou o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para apresentar uma exposição ao Conselho de Estado sobre a situação económica e financeira europeia, convite que foi aceite", indica o comunicado presente no site oficial da Presidência.

 

CaixaBank rompe com Isabel dos Santos. O CaixaBank e Isabel dos Santos romperam as negociações para encontrarem uma solução para o problema de excesso de concentração de riscos em Angola.
"O CaixaBank informa que não se conseguiram reunir as condições necessárias para alcançar um acordo com a Santoro Finance", adianta a instituição catalã em comunicado ao supervisor da bolsa de Espanha. Em reacção, fonte próxima dos interesses angolanos adiantou que Isabel dos Santos tem "total disponibilidade e abertura" para negociar com o CaixaBank e que tem em mente "o bem do BPI e do sistema financeiro português".

Juncker critica passividade face ao terrorismo. Jean-Claude Juncker, criticou a passividade dos Estados-membros da União face ao terrorismo. Citado pelo El País, o presidente da Comissão Europeia diz que "o problema existe há anos. Se os Estados-membros tivessem aplicado os planos que aprovámos [depois dos ataques de Novembro em Pairs] não estaríamos como estamos". Juncker afirma mesmo que com um maior compromisso europeu perante o fenómeno do terrorismo talvez "não estivéssemos ante acontecimentos tão trágicos".


Vice brasileiro cancela vinda a Portugal. O vice-presidente brasileiro, Michel Temer, cancelou a deslocação a Portugal prevista para a próxima semana, durante a qual deveria participar num encontro com vários membros da oposição ao Governo de Brasília, incluindo defensores da destituição da Presidente Dilma Rousseff. O cancelamento da presença no Seminário Luso-Brasileiro de Direito foi avançado pelo jornal Folha de São Paulo, que cita os assessores de Temer, segundo os quais o vice de Dilma ficará no Brasil para liderar a reunião do seu partido marcada para o mesmo dia, 29 de Março, e onde se definirá se o PMDB (aliado do Partido dos Trabalhadores no Executivo) abandona ou não o Governo de Rousseff.

 

Prejuízos da Oi aumentaram 21,4%. A Oi fechou 2015 com um prejuízo de 5,3 mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros) mais 21,4% que o resultado líquido negativo registado em 2014. A operadora brasileira, da qual a Pharol é a maior accionista com 27,5% do capital, explica os resultados com imparidades, nomeadamente nos activos de África, onde está incluída a angolana Unitel. A dívida líquida da operadora, uma das principais dores de cabeça da operadora, subiu 24,8% para 38,1 mil milhões de reais (9,4 mil milhões de euros).

 

Vai haver recurso no caso dos "swaps". O Tribunal Comercial de Londres aceitou o pedido de recurso das empresas públicas de transportes relativo à decisão de considerar os "swaps" contratados junto do SantanderTotta como válidos. O tribunal londrino considerou, a 4 de Março, que os nove "swaps" feitos entre a Metro de Lisboa, Metro do Porto, Carris e STCP eram válidos, o que obrigaria, no imediato, ao pagamento dos cupões em atraso destes instrumentos, que se situam em 273 milhões de euros.

Morreu Johan Cruyff. O antigo futebolista Johan Cruyff morreu aos 68 anos, vítima de cancro, informou o site oficial do jogador holandês. "No dia 24 de Março de 2016, Johan Cruyff morreu depois de ter lutado contra um cancro. É com grande tristeza que pedimos que respeitem a privacidade da família durante o período de luto", lê-se no comunicado publicado no site do antigo futebolista. Cruyff era visto como uma das maiores lendas do futebol internacional, tendo-se destacado pelo Ajax, Barcelona e pela selecção da Holanda. No total, o antigo jogador marcou mais de 300 golos em mais de 500 jogos. Como treinador, o holandês passou também pelo Ajax e pelo Barcelona.

Défice de 2015 ficou em 4,4%. O défice orçamental de 2015 terá ficado em 4,4% do PIB, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor inclui o impacto da operação de recapitalização e venda do Banif no final de 2015 que, segundo o INE, terá custado aos cofres públicos equivalente a 1,4% do PIB, um valor mais elevado que o esperado até agora. 

Karadzic condenado a 40 anos de prisão. Radovan Karadzic foi sentenciado a 40 anos de prisão pelo Tribunal Penal Internacional, que tem sede em Haia, depois de ter sido considerado culpado do genocídio de Srebrenica em 1995 e de mais nove crimes de guerra e contra a humanidade em várias regiões da ex-Jugoslávia. O ex-líder dos sérvios bósnios, actualmente com 70 anos, foi considerado culpado de 10 das 11 acusações que sobre ele pendiam.

Ver comentários
Saber mais CaixaBank Isabel dos Santos BPI Mario Draghi Marcelo rebelo de Sousa Terrorismo Jean-Claude Juncker Bruxelas MIchel Temer Brasil Oi Pharol swaps Santander Totta Johan Cruyff futebol Radovan Karadzic Sérvia Bósnia Jugoslávia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio