Notícia
O dia num minuto: O tempo de mudança, a almofada orçamental e as decisões do BCE
O novo Governo promete um tempo de mudança. A almofada que o anterior Governo deixou é mais curta do que se pensava. O BCE vai continuar a comprar activos e Putin lança ameaças à Turquia.
Governo diz que o tempo é de "mudança". Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros e número dois de António Costa, fechou esta quinta-feira as intervenções de encerramento do debate do programa de Governo com um discurso de mobilização das hostes. Insistindo em que o tempo "é de mudança" e que "a delicadeza da situação do país e a diversidade de opiniões torna indispensável uma cultura política assente no diálogo". "Apesar das palavras crispadas hoje proferidas por alguns deputados ainda ressabiados", o tempo "não está para radicalizações, mas sim para compromissos", até porque "todos somos indispensáveis", afirmou Santos Silva. No minuto-a-minuto do Negócios confira o que de mais importante foi dito durante o debate parlamentar.
Orçamento quase sem almofada. O anterior Governo gastou 278 milhões de euros das verbas inscritas como dotação provisional para pagar salários nos ministérios da Educação e da Justiça. Trata-se de mais de metade do valor anual incluído nesta almofada orçamental, o que eleva para 472 milhões a verba já gasta em 2015. Para Dezembro restam 61 milhões de euros, menos de um quarto do valor que foi necessário em Novembro. Conclusão: o novo Governo enfrentará o último mês do ano, decisivo para fechar 2015 com um défice inferior a 3% do PIB, quase sem almofadas orçamentais. Os números são da UTAO e estão na mais recente nota de análise à execução orçamental, a qual também dá conta de que as metas de défice público para este ano estão em risco e que a economia nacional poderá crescer apenas 1,5%, abaixo da última estimativa do anterior Executivo.
BCE prolonga compra de activos. O Banco Central Europeu (BCE) prolongou o programa de compra de 60 mil milhões de euros mensais implementado desde Março deste ano até, pelo menos, Março de 2017. A anterior data prevista para a sua conclusão era Setembro de 2016. O banco liderado por Mario Draghi anunciou ainda, esta quinta-feira, que vai alargar as compras de obrigações a títulos emitidos por governos locais nos vários países e reinvestirá os juros que receberá dos activos. Além disso, cortou de -0,2% para -0,3% a taxa de juro nos depósitos que os bancos fazem no BCE, e continuará a emprestar aos bancos dinheiro sem limites e a uma taxa de juro fixa até, pelo menos, ao final de 2017.
Putin ameaça Turquia. A Turquia vai arrepender-se "mais do que uma vez" por ter abatido o avião de combate russo junto à fronteira entre a Turquia e a Síria, disse o Presidente russo, Vladimir Putin, esta quinta-feira, 3 de Dezembro, no discurso anual sobre o Estado da Nação, acrescentando que a Rússia pretende adoptar expandir o leque de sanções à Turquia. A Rússia já baniu algumas importações de bens alimentares turcos e, entretanto, foram suspensos os trabalhos preparatórios no projecto do gaseoduto TurkStream, informou o ministro russo da Energia, Alexander Novak. "O trabalho para a formulação dos acordos para o TurkStream está suspenso após a comissão intergovernamental sobre comércio e cooperação económica ter parado com as reuniões" na sequência das medidas de retaliação russas contra Ancara, disse Novak.
Sport TV fica com futebol inglês. A Sport TV fechou acordo para a transmissão da liga inglesa, válido por três anos. Os valores do contrato não foram divulgados. Nuno Ferreira, responsável da Sport TV, que tem a Nos como accionista, comentou apenas que "houve alguma competição pelos conteúdos". A Premier League, cujos direitos de transmissão pertenciam até agora à Benfica TV, faz parte dos três conteúdos considerados "essenciais" pela Sport TV.
Bruxelas investiga McDonald’s. A Comissão Europeia está a investigar se o Luxemburgo aplicou uma "derrogação selectiva" da sua legislação em matéria fiscal, concedendo uma vantagem à McDonald's que não dava a outras empresas. Na base desta investigação estão duas normas fiscais luxemburguesas de 2009, que permitiram que a empresa de "franchising" da McDonald’s na Europa não pagasse impostos no Luxemburgo desde então, apesar de obter lucros avultados, mais de 250 milhões de euros em 2013, diz a Comissão.
Yellen sinaliza subida de juros. A presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, Jannet Yellen, reiterou esta quinta-feira as perspectivas positivas para a economia dos EUA, dando a entender que estão reunidas as condições necessárias para um aumento das taxas de juro, que deverão evoluir gradualmente após o primeiro aumento. "Acredito que o crescimento económico dos Estados Unidos durante o próximo ano e no seguinte é suficiente para resultar num impacto positivo no mercado de trabalho", disse Yellen ao Congresso norte-americano.
O futebol, a Nos e a Altice. Os direitos televisivos do futebol estão no centro da "guerra" entre a Nos e a Altice. Sara Ribeiro, jornalista do Negócios, explica a guerra pelos conteúdos. Veja o vídeo.