Notícia
Portugal passa a situação de alerta. Todas as medidas poderão ser levantadas dentro de cinco semanas
O território continental passará nos "próximos dias" a situação de alerta, que se manterá até ao dia 7 de março. As medidas restritivas que ainda existem poderão ser levantadas dentro de cinco semanas.
"O Conselho de Ministros aprovou a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23h59 de 7 de março de 2022 – deixando de vigorar a situação de calamidade – e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença covid-19", refere o comunicado do Executivo. Estas novas medidas, que constam do decreto-lei, devem entrar em vigor nos próximos dias, estando dependente de promulgação do Presidente da República.
"É um momento muito importante, um passo para o regresso à vida normal", referiu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhando que "a pandemia não acabou" e que poderão surgir novas variantes.
Por outro lado, mantém-se:
- visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde.
Eliminar restrições dentro de cinco semanas?
Questionada sobre quando é que estas medidas poderão ser levantadas, a ministra da Presidência afirmou que
este "não é um calendário que possamos definir senão até já o poderíamos ter aprovado, mas o a previsão que os peritos nos dão relativamente ao atingir da meta do número de óbitos por 100 mil habitante a 14 dias abaixo dos 20 é de cinco semanas", avançou.
Mariana Vieira da Silva acrescentou que o Governo vai "continuar a avaliar quinzenalmente a evolução deste valor, mas a previsão que os peritos ontem nos deram é que poderemos atingir este valor dentro de cinco semanas".
(Notícia atualizada às 13:40)