Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Laboratório de Nanotecnologia de Braga lidera projeto de 6,1 milhões para encontrar produtos que combatam coronavírus

O consórcio de 11 parceiros vai apoiar até 30 projetos que testem e validem aplicações em várias áreas, desde tecnologias médicas, sistemas de vigilância ambiental, sensores, proteção de trabalhadores de saúde, inteligência artificial e mineração de dados.

Paulo Duarte
02 de Novembro de 2020 às 08:48
  • ...
O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), com sede em Braga, lidera um projeto europeu de 6,1 milhões de euros que tem como objetivo apoiar a comercialização de novos produtos que combatam o novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o INL refere que o consórcio de 11 parceiros vai apoiar até 30 projetos que testem e validem aplicações em várias áreas, desde tecnologias médicas, sistemas de vigilância ambiental, sensores, proteção de trabalhadores de saúde, inteligência artificial e mineração de dados.

Nesse sentido, o projeto, designado INNO4COV-19, vai investir metade do orçamento disponível no apoio direto a cerca de 30 empresas selecionadas, através de uma convocatória aberta que decorre em três diferentes fases durante o primeiro ano do projeto.

Citada no comunicado, Mariana Fernandes, coordenadora do INNO4COV-19, diz acreditar que a iniciativa vai ser uma "ferramenta fundamental" para impulsionar o surgimento de estratégias e tecnologias de combate à covid-19 a curto e médio prazo.

"O nosso objetivo passa, ainda, por encontrar e apoiar novas soluções que prepararem melhor a Europa e os seus cidadãos para possíveis pandemias que tenhamos de enfrentar no futuro", referiu.

Cada projeto selecionado vai receber um apoio de até 100 mil euros, beneficiando ainda do suporte técnico, legal e de negócio de todo o consórcio.

A convocatória abre hoje e vai concluir a primeira fase de candidaturas em 30 de novembro.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos e mais de 46 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.544 pessoas dos 144.341 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Ver comentários
Saber mais Nanotecnologia Braga Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia INL INNO4COV-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio