Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Santuário de Fátima limitado a seis mil peregrinos no 13 de Outubro

Serão feitas marcações no chão, formando espaços circulares onde poderão permanecer um número limitado de pessoas coabitantes.

30 de Setembro de 2020 às 18:08
  • 1
  • ...
O Santuário de Fátima teve autorização da Direção-geral da Saúde (DGS) para realizar a peregrinação de 13 de outubro com cerca de seis mil fiéis no recinto, muito aquém das centenas de milhares que é a sua capacidade total.

O 13 de Outubro costuma de ser o dia com a maior enchente do Santuário, ficando atrás do 13 de Maio que este ano, devido à pandemia de Covid-19, foi celebrado à porta fechada.

Em comunicado informa-se que serão feitas marcações no chão, formando espaços circulares onde poderão permanecer um número limitado de pessoas coabitantes. " De acordo com os planos efetuados, estimamos uma presença de cerca de 6.000 pessoas no recinto, numa área útil de 48 000m2, o que equivale a uma média de 8m2 por pessoa", explica o Santuário nesse mesmo comunicado.

Apesar de se realizar num espaço aberto, os peregrinos serão obrigados a utilizar máscara durante as celebrações, à semelhança do que aconteceu com a Festa do Avante ou a Feira do Livro.

A peregrinação de outubro será presidida pelo bispo de Setúbal e atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas.

Em setembro, milhares de pessoas estiveram no Santuário em simultâneo, obrigando o mesmo a fechar as portas a novas entradas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.971 pessoas dos 75.542 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Ver comentários
Saber mais Covid-19 Santuário de Fátima Direção-geral da Saúde DGS questões sociais religião
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio