Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de inflação cai para 0,1% em Janeiro

A taxa de inflação em Portugal continua próxima de zero, com vestuário, viagens de avião e combustíveis e lubrificantes para automóvel a registarem quedas de preços.

  • ...

Em Janeiro os preços dos bens e serviços comprados pelas famílias em Portugal aumentaram em média apenas 0,1% face a Janeiro do ano passado. Este é um valor inferior em 0,1 pontos aos 0,2% registados em Dezembro. A inflação sem produtos energéticos e alimentares, normalmente mais voláteis, também baixou um décima no arranque do ano para os 0,1%, avançou o INE.

 

Segundo o instituto de estatística, o vestuário e calçado, os combustíveis para transportes ligeiros e as viagens aéreas destacam-se nas quedas homólogas: “Entre as classes com contribuições negativas para a variação homóloga do IPC destacam-se as do Vestuário e Calçado, com uma variação homóloga de -2,6% em Janeiro e a classe dos Transportes com uma variação homóloga de -1,4% sobretudo devido ao contributo do subgrupo de combustíveis e lubrificantes para equipamento para transporte pessoal e do subgrupo dos transportes aéreos de passageiros”, lê-se na nota divulgada quarta-feira, dia 12.

 

Janeiro é um mês marcado pelos saldos, que se prolongam até ao final de Fevereiro, mas na comparação homóloga este factor não tem impacto, já que todos os anos ocorre.

 

Em alta estão os preços da habitação, água e electricidade e as bebidas alcoólicas e tabaco, avança a mesma nota que, em relação às “classes com contribuições positivas para a variação homóloga”, destaca a “Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, com uma variação homóloga de 2,1% em Janeiro (0,9% em Dezembro 2013) e a classe das Bebidas alcoólicas e tabaco com uma variação homóloga de 4,3%, idêntica à verificada no mês anterior”.

 

Inflação média do ano terminado em Janeiro nos 0,3%

 

A inflação homóloga em Portugal está abaixo de 0,3% desde Agosto do ano passado, o que contribuiu para atirar o valor da inflação média para esse valor, já muito próximo da barreira da deflação – isto é de uma queda generalizada de preços na economia medida pelo índice de preços no consumidor (IPC). Este valor baixo em termos históricos, mas ainda assim superior aos valores negativos que se registaram no final de 2009 e início de 2010, em pleno turbilhão financeiro internacional.

 

“O IPC registou uma taxa de variação média dos últimos doze meses de 0,3%, semelhante à observada no mês anterior. Excluindo do IPC os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de variação média manteve-se em 0,2%, tal como no mês anterior”, analisa o instituto.

 

“A redução mais significativa na taxa de variação média dos últimos doze meses, comparativamente com Dezembro de 2013, ocorreu na classe do Lazer, recreação e cultura, com uma redução de 0,3 p.p. para 0,1%. Em sentido oposto assinala-se a classe das Comunicações que passou de uma variação média dos últimos doze meses de 0,4% em Dezembro de 2013 para 0,9% em Janeiro de 2014”, acrescenta o instituto.

Ver comentários
Saber mais taxa de inflação preços no consumidor
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio