Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suécia reduz previsão de crescimento económico

O Governo sueco reduziu as suas previsões para o crescimento do produto interno bruto (PIB) deste ano e do próximo. A oposição critica o Executivo acusando-o de estar num jogo político para ver se consegue conquistar votos suficientes para ser reconduzido nas eleições que decorrem em Setembro.

Reuters
Negócios 24 de Agosto de 2014 às 18:54
  • ...

O PIB da Suécia deverá crescer 1,9% este ano, de acordo com as novas previsões do ministro das Finanças, Anders Borg. A estimativa anterior, avançada em Julho, apontava para uma expansão da economia de 2,5% em 2014. Para o próximo ano, a previsão foi cortada de 3,1% para 3%.

 

"A economia sueca deve recuperar gradualmente mas a recuperação ainda é incerta", afirmou, em conferência de imprensa, o ministro das Finanças, citado pela Bloomberg. Em causa estão os conflitos em alguns pontos do mundo que têm aumentado. Além dos impactos económicos que estes conflitos trazem, o número de refugiados sírios na Suécia disparou. A Suécia prevê receber mais de 80 mil asilados este ano, depois de ter observado um aumento de 70% nos primeiros seis meses do ano.

 

A agência de informação americana realça que a oposição teceu duras críticas às novas previsões do Executivo, acusando-o de estar a usar uma estratégia de medo para tentar recuperar votos para as eleições legislativas que vão decorrer a 14 de Setembro. E as últimas sondagens apontam para que o partido Social Democrata, que está no Governo, não seja reconduzido.

 

Uma sondagem divulgada no sábado, 23 de Agosto, aponta para que o partido do Governo consiga 37,7% dos votos, contra 47,5% conseguidos pela oposição, segundo a Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais Suécia Anders Borg Social Democrata política conjuntura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio