Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro acelerou para de 2,9% em dezembro, confirma o Eurostat

A inflação na Zona Euro acelerou para 2,9% em dezembro, contra 2,4% em novembro. Portugal contrariou a tendência: foi um dos países com maior abrandamento de preços.

  • 1
  • ...
A inflação voltou mesmo a acelerar na Zona Euro. O aumento de preços foi em termos homólogos de 2,9% em dezembro, contra 2,4% em novembro, confirmou esta quarta-feira o gabinete de estatísticas europeu.

Comparado com o mês de novembro, a inflação "caiu em quinze estados membros, permaneceu estável num deles e aumentou em onze" países, diz o Eurostat.

Explica o Eurostat que o maior contributo para o aumento de preços em dezembro veio dos serviços (+1.74 pontos percentuais), seguido da alimentação, alcool e tabaco (+1,21 p.p.) e dos bens industriais não energéticos (+0,66 pontos), enquanto a energia deu um contributo negativo (-0,68 p.p.)

As taxas mais baixas foram registadas na Dinamarca (0,4%), Itália e Bélgica (ambas 0,5%), enquanto as mais altas foram registadas na República Checa (7,6%), na Roménia (7%) e da Eslováquia (6,6%). 

Em Portugal a inflação (IHPC) foi de 1,9%, abaixo da média da Zona Euro.

Portugal foi um dos países com maior abrandamento

Olhando para o que aconteceu entre novembro e dezembro, verifica-se que em países como a Alemanha (+0,2 pontos percentuais), França (+0,1), ou Itália (+0,2) os preços aceleraram. Em Espanha o ritmo de aumento manteve-se.

Portugal, pelo contrário, regista de novembro para dezembro um dos maiores abrandamentos (-0,7 pontos percentuais), a par da Letónia.

Há agora dez países da União Europeia com um nível de inflação abaixo da meta de 2% do BCE.

Notícia atualizada às 10:44 com mais informação.

Ver comentários
Saber mais inflação preços zona euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio