Notícia
Indústria portuguesa acelera crescimento no terceiro trimestre
O volume de negócios na indústria portuguesa cresceu 7,3% no terceiro trimestre, mais duas décimas do que nos três meses anteriores.
O índice que mede o volume de negócios na indústria portuguesa acelerou no terceiro trimestre, com o crescimento homólogo de 7,3% registado entre Julho e Setembro a superar o aumento de 7,1% verificado nos três meses anteriores. No primeiro trimestre o crescimento tinha sido mais forte (11,8%).
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 9 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento no terceiro trimestre foi impulsionado sobretudo pelo mercado interno (+7,5%), que também acelerou face aos três meses anteriores (+7%). No mercado externo o crescimento manteve-se nos 7%.
Apesar da aceleração no trimestre, o crescimento do índice geral em Setembro (6,7%) foi mais fraco do que o verificado em Agosto (10,8%), sendo que o abrandamento fez-se sentir em ambos os mercados. "Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo cresceram 6,3% e 7,2% (9,5% e 13,0% em Agosto) respectivamente", refere o INE.
Já os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas na indústria apresentaram, em Setembro, aumentos homólogos de 3,6%, 5,3% e 2,7%. Só as remunerações aceleraram face ao registado em Agosto.
Ainda assim estes dados divulgados pelo INE vêem reforçar a expectativa de que a economia portuguesa tenha reforçado o bom momento no terceiro trimestre, depois de nos três meses anteriores o PIB ter crescido a um ritmo anual de 3%.