Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações de bens aumentaram 9,9% no terceiro trimestre do ano

Crescimento das exportações foi superior ao das importações entre julho e setembro, o que permitiu diminuir o défice comercial de bens de Portugal com o exterior. Subida reflete, "em grande medida, acréscimos significativos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda".

As exportações de bens e serviços estagnaram no segundo trimestre.
Vítor Mota
29 de Outubro de 2024 às 11:14
  • ...

As exportações portuguesas de bens aumentaram, em termos homólogos, 9,9% no terceiro trimestre do ano, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta terça-feira. A subida foi superior à das importações, o que permitiu diminuir o défice comercial de bens de Portugal com o exterior.

"A estimativa rápida do comércio internacional de bens do terceiro trimestre de 2024 aponta para acréscimos nas exportações e importações de, respetivamente, 9,9% e 6,6%, em termos nominais [que não descontam o efeito da inflação] e em relação ao período homólogo", lê-se na nota estatística divulgada pelo INE.

Segundo o INE, essas variações refletem, "em grande medida, acréscimos significativos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade".

Este é o segundo trimestre consecutivo de aumento das transações de bens deste ano (tanto das exportações como das importações), depois de o ano ter arrancado com uma quebra nas transações. Entre abril e junho, as exportações cresceram 2,9%, enquanto as importações subiram 0,8%. 

Os últimos dados mensais divulgados pelo INE revelam que as exportações de bens diminuíram, em termos homólogos, 1,3% em agosto, depois de terem registado um acréscimo de 23,9% no mês anterior. Por sua vez, as importações de bens cresceram 1,6%, invertendo a tendência decrescente que se registou em julho.

Ver comentários
Saber mais INE comércio internacional exportações importações preços inflação défice comercial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio