Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida externa baixa à boleia dos preços e do câmbio

Em junho deste ano a dívida externa portuguesa pesava 84,4% do PIB, abaixo do valor do final de 2020. Mas a melhoria ficou a dever-se a variações de preço e de câmbio.

Reuters
18 de Agosto de 2021 às 11:42
  • ...
A dívida externa líquida portuguesa baixou para 84,4% do PIB em junho deste ano, revelou esta quarta-feira, 18 de agosto, o Banco de Portugal. No final de 2020, a dívida externa do país pesava 87,1%. Porém, a melhoria foi conseguida à boleia das variações de preços e do câmbio, já que o efeito das transações ocorridas nesse período foi negativo.

Em junho, Portugal acumulava uma dívida externa líquida de 176,3 mil milhões de euros. Este valor corresponde à posição de investimento internacional (PII) do país excluindo, fundamentalmente, os instrumentos de capital, ouro em barra e derivados financeiros. O objetivo é avaliar o saldo entre todo o stock de dívida e o conjunto de ativos acumulados.

Porém, esta melhoria resultou sobretudo da variação do preço dos ativos detidos por não residentes e do câmbio. "Nas variações de preço, destacou-se, na componente de passivos, a desvalorização dos títulos de dívida pública portuguesa detidos por não residentes e, na componente de ativos, a valorização de títulos de capital na posse de entidades residentes com relação de grupo", explica o banco central.

Já as variações cambiais "justificaram-se, essencialmente, pela apreciação do dólar americano, do metical de moçambique e da libra esterlina com impacto no aumento do valor em euros dos ativos externos expressos nestas divisas detidos por residentes", soma.

O efeito das transações, ou seja, das trocas de ativos e passivos entre residentes e não residentes, foi "negativo", indica o Banco de Portugal. Analisando a balança comercial, verifica-se que houve uma redução do défice da balança de bens, mas cujo efeito positivo se perdeu pela queda abrupta do excedente na balança de serviços.

Olhando para a PII como um todo, o Banco de Portugal indica que também aqui houve uma pequena, mas simbólica, melhoria: a posição negativa da PII baixou do patamar dos 100% do PIB, tendo-se reduzido dos 105,1% que registava no final de 2020, para 99,5% em junho deste ano, o correspondente a 207,9 mil milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Dívida externa Posição de Investimento Internacional Banco de Portugal Balança de Pagamentos economia preços câmbio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio