Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores interrompe recuperação

O indicador de confiança dos consumidores caiu, em Agosto, interrompendo a tendência de recuperação verificada nos últimos meses. Já entre os empresários, só no segmento do comércio se verificou uma deterioração.

Negócios 28 de Agosto de 2014 às 09:53
  • 5
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores caiu, em Agosto, para -25,5 pontos, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 28 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A confiança dos consumidores estava a aumentar há 14 meses consecutivos. Este valor corresponde à média móvel dos últimos três meses. Mas quando analisado o valor de Agosto, a tendência é idêntica, observando-se uma queda do indicador.

 

Já os empresários estão mais confiantes. O indicador de clima melhorou de 0,5 pontos para 0,6 em Agosto. Este indicador agrega as expectativas dos empresários da indústria transformadora, construção e obras públicas, comércio e serviços.

 

Por segmentos, o único que observou uma deterioração foi o comércio, com este indicador de confiança a recuar de -1,1 pontos para -1,7 pontos, num período em que quer o segmento de retalho como de grosso registaram deteriorações. No comércio por grosso o indicador de confiança atingiu mesmo o valor mais baixo desde Março. E no comércio a retalho a queda atirou o índice para valores idênticos aos observados em Fevereiro.

 

Nos restantes sectores o comportamento foi positivo. Indústria transformadora, serviços e construção e obras públicas observaram melhorias nas expectativas dos empresários.

 

(Notícia actualizada às 10h06 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais INE consumidores confiança indicadores empresários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio