Notícia
Atividade económica da Zona Euro estagna arrastada pela Alemanha e França
As maiores economias da Zona Euro estão a dar mais sinais de abrandamento. A atividade industrial na Alemanha contraiu pela primeira vez em quatro anos, enquanto França continua sem conseguir colocar a atividade económica em terreno positivo.
O índice que mede a atividade económica da Zona Euro, o PMI, caiu para 50,7 pontos, o que representa o valor mais baixo em mais de cinco anos, de acordo com os dados divulgado esta quinta-feira, 24 de janeiro, pela IHS Markit. Este indicador aponta assim para a estagnação da economia.
A contribuir para este desempenho estiveram as duas componentes: indústria e serviços. E as duas maiores economias da região destacam-se pela negativa. O indicador de atividade dos serviços recuou para mínimos de mais de cinco anos, assim como o indicador da atividade industrial.
Os sinais são desanimadores quando se analisam estes indicadores para a Alemanha e França. A maior economia da Zona Euro até consegue melhorar o índice dos serviços, registando a maior leitura em dois meses. Mas a atividade industrial esta a ter o pior desempenho em mais de quatro anos.
Já em França, os indicadores de atividade estão todos a recuar e abaixo dos 50 pontos, o que indica contração.
O arranque do ano está assim a ser marcado por novos indicadores económicos negativos e que reforçam a ideia de abrandamento da economia da Zona Euro.