Outros sites Medialivre
Comunicados de Imprensa A informação dos comunicados de imprensa são da exclusiva responsabilidade das marcas e produtos neles referidos
Notícia

Observatório do ICS-ULisboa debate sobre Conferência de Estocolmo e 50 anos de políticas ambientais em Portugal

19 de Setembro de 2022 às 12:22
  • ...
Nos dias 20 e 21 de setembro, o Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (Observa) do ICS-ULisboa organiza a conferência "Estocolmo em Portugal – 50 anos de Políticas Ambientais", com o alto patrocínio do Presidente da República, no ano em que se celebram 50 anos da Conferência de Estocolmo, a primeira reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas para discutir questões ambientais.
 
O evento contará com uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e reunirá dezenas de personalidades que se destacaram na mudança das políticas ambientais em Portugal entre o início dos anos 1970 e a atualidade.
 
No primeiro dia, 20 de setembro, a tarde será dedicada a debater a modernização do país entre a década de 1960 e o 25 de abril, com foco no papel das questões ambientais e ecológicas, através de testemunhos de protagonistas que estiveram ligados às políticas públicas da época, entre os quais Francisco Pinto Balsemão, Rui Vilar e João Cravinho. O dia encerrará com um documentário onde se destaca a importância da Comissão Nacional do Ambiente no arranque dos anos 1970 e com uma intervenção do Presidente da República.
 
No segundo dia, 21 de setembro, a manhã terá como tema "Cronologias e Marcos". Irão participar investigadores e personalidades com trabalho reconhecido na análise de questões e problemas ambientais, aos quais será solicitado um olhar sobre a história e interpretação de 50 anos de políticas ambientais em Portugal. Entre outras personalidades, intervirão Carlos Pimenta, Helena Freitas, Viriato Soromenho-Marques e Ana Paula Amendoeira. A tarde será dedicada à apresentação e debate das dimensões mais importantes das Políticas Ambientais em Portugal – a sua evolução, estado atual e desafios futuros. Cada apresentação será comentada por elementos do Movimento LIDERA, uma comunidade de jovens empenhados na ‘transição de Portugal para uma sociedade sustentável do ponto de vista social e climático’.
 
O encerramento ficará a cargo de João Ferrão, do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), e de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.
 
A Conferência de Estocolmo é hoje internacionalmente reconhecida pela sua importância para as políticas ambientais em todo o mundo. Em Portugal, a data está diretamente ligada à criação, um ano antes, da Comissão Nacional do Ambiente durante o período do Estado Novo que ficou conhecido como "Primavera Marcelista". Este encontro organizado pelo ICS-ULisboa tem como propósito refletir sobre o significado político que a Conferência de Estocolmo assumiu no nosso país, concretamente nas consequências que teve em termos de políticas públicas nas vésperas do 25 de abril de 1974. Assim como entender a evolução – seus altos e baixos – das políticas ambientais entre nós nos últimos 50 anos.
 
O Observa é um observatório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa que trata, disponibiliza e comunica informação científica sobre ambiente, território e sociedade em Portugal. Tem como missão fortalecer a relação entre academia e sociedade civil.
Mais notícias